O que é endosso do seguro?

O seguro de automóvel é a forma mais popular de seguro. O Detran obriga todos os veículos a terem um seguro obrigatório e grande parte dos motoristas opta também por uma seguradora particular para cobrir o bem. Com a contratação do seguro, problemas do dia a dia como pequenos acidentes ou falhas mecânicas dão menos dor de cabeça para o dono do automóvel.

O problema é entender como funcionam as apólices, já que não estamos habituados com a terminologia usada pelas seguradoras. Você sabe, por exemplo, o que é o endosso do seguro? O termo é complicado, mas se refere a algo bem comum para quem tem um seguro: alterações na apólice após a contratação. Para que você entenda melhor, vamos explicar o que significa o endosso e como solicitá-lo.

Endosso do Seguro Automotivo

Vamos imaginar a seguinte situação: no início do ano você renova o seguro do seu veículo, mas decide trocá-lo no mês de julho. Nesse caso, o seguro já contratado ainda tem validade, mas o carro assegurado mudou. O que fazer? É justamente para essas ocasiões que serve o endosso.

Trata-se de um documento emitido pelas seguradoras que altera os dados da apólice de um seguro já contratado. Assim, sempre que for necessário fazer qualquer mudança na apólice, seja porque você mudou de carro ou porque as condições de utilização do veículo são outras, é necessária a emissão do endosso para validar os novos dados.

Dependendo da situação, o endosso pode, inclusive, mudar o valor do prêmio ou da franquia do veículo. Voltando ao nosso exemplo, se o valor do veículo adquirido for maior que o do anterior, a seguradora cobrará uma taxa de acréscimo ao prêmio fixado no contrato anterior. O contrário também pode acontecer, ou seja, a seguradora precisar devolver parte do que foi pago.

Seguro do Carro

Saiba o que fazer quando a apólice do seguro do carro precisa ser alterada

Quando o Endosso Deve Ser Solicitado?

O endosso deve ser solicitado sempre que houver qualquer alteração nos dados da apólice do seguro. Veja alguns exemplos:

  • caso haja mudanças no endereço, conta corrente ou nome do segurado;
  • quando as condições de utilização do veículo mudam (carro passava a noite na rua e agora fica na garagem ou era dirigido por mais de um motorista e agora apenas por um);
  • se ocorrer qualquer alteração relativa ao questionário de análise de riscos;
  • caso o segurado queira excluir ou incluir coberturas;
  • quando o veículo é trocado por outro;
  • se houver desistência do seguro.

Existem alguma situações em que a seguradora poderá emitir o endosso do seguro para cancelar a apólice:

  • caso o segurado não pague uma ou mais prestações do prêmio;
  • se a apólice contiver informações falsas sobre o veículo, condições de utilização ou características do motorista.

Vale destacar também que o endosso não pode ser solicitado para inclusão ou exclusão de cobertura contra colisão ou incêndio. De um modo geral, essas são as duas únicas mudanças que não podem ser feitas na apólice após a contratação do seguro.

Importante: para solicitar o endosso, entre em contato com a seguradora contratada e apresente todos os documentos que comprovem a alteração solicitada.


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