Passo a Passo: como tirar CPF nos Correios

Você já possui um CPF? Se a resposta for não, é hora de saber como funciona o processo de solicitação desse documento. Atualmente, uma das formas mais simples para fazer o Cadastro de Pessoa Física é indo até uma agência dos Correios. Como existem muitas unidades espalhadas por todo o país, fica bem mais fácil comparecer nos Correios para fazer o CPF.

O procedimento de solicitação do cadastro vai depender se você é maior ou menor de 16 anos (abaixo explicaremos melhor quais são os documentos necessários). Além de fazer um CPF novo, também é possível regularizar pendências nas agências dos Correios.

Atenção: se você deseja uma 2ª via do cartão de CPF perdido ou roubado, não é possível emitir nas agências dos Correios. Atualmente, o novo documento é impresso pela internet.

Agora, vamos ao passo a passo de como fazer seu CPF pelos Correios.

Cartão CPF

Saiba como fazer o seu cartão do CPF

1. Documentos Necessários

Para maiores de 16 anos, os documentos necessários para solicitação são:

  • carteira de identidade (ou certidão de nascimento);
  • título de eleitor.

Se você já tem o CPF e só quer regularizar o documento, será preciso informar também seu número no Cadastro de Pessoa Física.

Os documentos exigidos para que tem menos de 16 anos são os mesmo. No entanto, será preciso que os pais ou responsáveis legais compareçam para fazer a solicitação. em posse de uma procuração reconhecida em cartório, outros maiores de idade, mesmo que não sejam responsáveis pelo solicitante, também poderão fazer a solicitação.

Já para a estrangeiros, a documentação necessária é o RNE (Registro Nacional de Estrangeiro) ou o Passaporte.

2. Solicitação do CPF

Com todos os documentos mencionados acima em mãos, basta comparecer a agência dos Correios mais próxima. No momento da solicitação, é fundamental observar se todos os dados estão corretos. Dessa forma, você garante que sua inscrição não terá erros.

Os Correios cobram uma taxa de R$7 para a solicitação de CPF ou qualquer outro serviço que esteja relacionado com o documento. Será preciso pagar esse valor no momento em que pedir o seu CPF para que ele seja emitido pela Receita Federal.

Na agência dos Correios você receberá um comprovante da solicitação. Guarde esse comprovante com cuidado até que você receba o seu cartão de CPF.

3. Andamento da Solicitação

Após fazer a solicitação na agência dos Correios, é possível acompanhar o andamento do pedido do CPF pelo site da Receita Federal: http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ATCTA/CPF/ConsultaAndamento.asp. Para verificar se o documento já está pronto, será preciso informar onde você fez a solicitação, o código de atendimento, a sua data de aniversário e a data do atendimento nos Correios. Veja na imagem:

 

Sistema de consulta dos pedidos de CPF

Sistema de consulta dos pedidos de CPF

Na consulta você saberá o que aconteceu com o seu pedido. Se ele já estiver pronto, basta buscar o documento na agência dos Correios onde você fez a solicitação

4. Retirando o CPF

Após a consulta pelo site, vale a pena dar uma ligadinha para agência dos Correios onde você fez a solicitação e verificar se o seu CPF realmente está disponível para retirada. Se estiver tudo ok, vá até lá dentro do prazo informado e pegue seu documento. O número impresso no cartão corresponde ao seu CPF e poderá ser usado sempre que você precisar.


RSS por email

Deixe sua opinião “Passo a Passo: como tirar CPF nos Correios

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.