Programa Bolsa Permanência

Não faz muito tempo que falamos aqui no Crédito e Débito sobre o Bolsa Família, um programa de transferência de renda que beneficia brasileiros em situação de pobreza. O assunto de hoje é outro programa do governo, voltado para estudantes do ensino superior. Estamos falando do ainda pouco conhecido Bolsa Permanência, criado pelo Ministério da Educação. Vejamos como funciona esse benefício.

Bolsa Permanência

Bolsa Permanência

O que é PBP?

O Programa Bolsa Permanência (PBP) concede um auxílio financeiro para estudantes do ensino superior em situação de vulnerabilidade econômica, indígenas ou quilombolas. O objetivo é reduzir a alta taxa de evasão motivada por dificuldade de acesso ou manutenção do curso.

A bolsa atualmente equivale a R$400,00 para os beneficiados por critério econômico. Indígenas e quilombolas, devido às suas especificidades sociais, recebem um benefício maior. O beneficiário do programa tem direito a um cartão, como o do Bolsa Família, com o qual pode sacar todos os meses o valor recebido.

Quem Pode Participar?

Para se inscrever no programa, o aluno deve atender a algumas exigências estabelecidas pelo Ministério da Educação. No caso dos estudantes em situação de vulnerabilidade econômica, a renda familiar per capta não deve ultrapassar 1 e 1/2 salário mínimo. Os alunos oriundos de comunidades indígenas ou quilombolas não têm restrição de renda. Todos precisam estar regularmente matriculados em um curso de graduação com carga diária de 5 horas. Somente Universidades e Institutos Federais participam do programa.

Como Posso Me Inscrever?

Antes de se inscrever, o estudante deve verificar se a sua instituição de ensino aderiu ao PBP. As IFES são responsáveis por levantar os alunos que atendem aos requisitos mínimos para recebimento da bolsa. A instituição participante deve divulgar o programa para que os interessados se inscrevam. Também é função da Universidade verificar a veracidade das informações e enviar a solicitação do benefício para o MEC. Assim, o ideal é procurar sua instituição para se informar melhor sobre o procedimento de inscrição.


RSS por email

Deixe sua opinião “Programa Bolsa Permanência

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.