Riocard: Saldo e Recarga do Bilhete Único

Não é só no universo financeiro que os cartões se tornaram comuns. Hoje em dia, quase tudo o que fazemos precisa de um cartão. Os velhos vale-transportes, feitos em papel, foram substituídos pelos cartões na maior parte das cidades. A mudança tornou o pagamento da passagem muito mais prático e seguro, pois o mesmo cartão pode ser recarregado várias vezes.

No Rio de Janeiro, o RioCard é o cartão usado para viagens de ônibus dentro da cidade e na região metropolitana. De acordo com o site da empresa responsável:

A RioCard é uma unidade de negócios da Holding RioPar voltada para criar soluções customizadas para a gestão de meios de pagamentos eletrônicos atualmente emitindo cartões para pagamento de passagem, contribuindo dessa forma para o aprimoramento da mobilidade urbana, pois facilita o dia a dia dos cidadãos, aliando praticidade e tecnologia para propiciar mais conforto para os passageiros. Com ampla rede de atendimento aos clientes, possui 29 lojas e mais de 1400 pontos de recarga.

São 4 cartões de bilhete único oferecidos pela empresa: Bilhete Único Intermunicipal, Bilhete Único Carioca, Bilhete Único Niterói e Riocard Expresso. Os três primeiros dão direito ao sistema de integração garantido por lei. Assim, seguindo as exigências da empresa, o cidadão pode fazer uma segunda viagem de trem, metrô, barca ou van legalizada sem pagar.

Os quatro cartões Riocard

Os quatro cartões Riocard

Com o Bilhete Único Intermunicpal, a integração vale par toda a região metropolitana; o Carioca vale somente para dentro da cidade do Rio de Janeiro; e o Bilhete Único Niterói pode ser usado na cidade que dá nome ao cartão. Fora da localidade, será cobrado o valor integral da passagem. Somente o Riocard Expresso não tem sistema de “bilhete único”, mas serve para pagar a passagem de qualquer transporte público.

Como Solicitar o Cartão?

O cartão pode ser adquirido nas lojas RioCard ou pelo site: https://www.cartaoriocard.com.br/. O valor do cartão é R$1, pago no momento da aquisição. Quando o usuário decidir devolver o cartão, receberá esse valor. Nas solicitações feitas pela internet, é cobrado o valor da entrega, que depende da localidade. O Bilhete Único será entregue em casa, no endereço informado no site.

Como Recarrgar Meu RioCard?

A recarga pode ser feita pelo site, nos pontos de recarga e nas lojas RioCard. Para entender melhor como funciona, vale a pena ver o vídeo:

Algo importante de salientar é que o usuário precisa primeiro esvaziar uma das carteiras do seu cartão RioCard para conseguir recarregar novos valores. Quando a recarga e feita entre integrações, o cartão é atualizado e, por isso, o valor total da passagem é cobrado a segunda viagem. O ideal é sempre deixar para colocar créditos no bilhete único depois da integração.

Como Consultar Meu Saldo/Extrato?

Todos os pontos de atendimento podem ser usados para consultas do saldo disponível no RioCard. Pela internet, o usuário precisará fazer login com seu nome e senha cadastrados. Depois de entrar na área restrita, é necessário clicar no menu “Usuário” e, em seguida, “Consulta e Alteração”. Clique na imagem com um lápis na coluna Extrato BUE para visualizar o saldo. Esse procedimento pode ser repetido sempre que o usuário desejar sem custos adicionais.


RSS por email

Deixe sua opinião “Riocard: Saldo e Recarga do Bilhete Único

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.