Tempo Máximo de Espera na Fila do Banco

Basta passar na porta de uma agência bancária no quinto dia útil do mês para se assustar com o tamanho das filas. É comum que alguns clientes esperem por várias horas até serem atendidos no caixa. Raramente todos os guichês são ocupados por atendentes e até mesmo os indivíduos com prioridade (idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais) costumam aguardar em filas intermináveis.

Fila de Banco

Fila de Banco

Leis e Normas

Por mais estranho que possa parecer, existem leis que determinam um tempo máximo de espera nas filas de banco. De acordo com a Federação Brasileiras de Bancos, mais de 500 municípios brasileiros contam com legislação específica para esses casos. O limite varia entre 15 e 30 minutos.

Mesmo nas cidades onde essas leis não foram criadas, a Febraban estabelece que o cliente não pode esperar mais que 20 minutos nos dias comuns e 30 minutos quando houver movimento atípico (véspera de feriado, após feriado prolongado ou em dia de pagamento). Clientes com direito a atendimento preferencial têm tempo de espera ainda menor: 15 minutos.

Bancos Não Cumprem a Lei

Você não precisa ser um especialista para saber que a maior parte dos bancos não segue essas normas. Somente no início desse ano, o Procon-PR multou as principais instituições financeiras do país (Itaú, CAIXA, Bradesco, Banco do Brasil, HSBC e Santander) em R$ 4.033.929,60 por desrespeitarem o que está definido em lei.

Os bancos apostam no desconhecimento da lei por parte dos consumidores e no hábito que muitos brasileiros têm de não reivindicarem seus direitos. Por isso, é fundamental que todos procurem o Procon mais próximo sempre que a lei não for cumprida. Somente com uma queixa formal, esses órgãos conseguem exigir mais das instituições financeiras.


RSS por email

2 Comentários em “Tempo Máximo de Espera na Fila do Banco

  1. margaret gouvea costa disse em 30/10/2013 às 09:21:

    Aqui em Caruaru, a Caixa economica banco do brasil e bradesco a espera é mais de 3 horas, tem pessoas que passam mal pricipalmente a caixa economica, tem fila a começar da calçada e quando conseguimos entrar ainda temfila que fica 4 voltas dento do espaço onde foca os caixas eletronico, esperando para ter acesso a outra senha e deus é que sabe quanto tempo ficamos esperando.O governo pode mudar esta situaçaõ.

    • Emília Silva disse em 30/10/2013 às 17:05:

      Essa situação é realmente absurda, Margaret, porém o governo não é diretamente responsável por esse problema. O ideal é que você e outras pessoas que utilizam os serviços bancários façam uma reclamação no Procon-PE. Em Caruaru, o telefone da instituição é: (81) 3727-1054. O órgão pode mover um processo contra o banco e multá-lo por não respeitar a lei. Esperamos isso mude, não só em Caruaru, mas em todo o Brasil.

Deixe sua opinião “Tempo Máximo de Espera na Fila do Banco

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.