Como Funciona a Assinatura Eletrônica da Caixa? Como e Onde Cadastrar?

Hoje em dia a maioria dos indivíduos que possuem conta em bancos gerenciam as suas finanças pelos aplicativos. Desta forma, com os inúmeros serviços oferecidos online pelos bancos e instituições financeiras, é possível realizar pagamentos, transferências, dentre outros. Porém, estas operações devem ser feitas com cautela, para que as informações sejam validadas corretamente e tenham segurança. Para isso, a maioria dos bancos utilizam as assinaturas eletrônicas.

As assinaturas eletrônicas são senhas que são solicitadas para que uma movimentação financeira seja autorizada nos aplicativos ou Internet Bankings. A Caixa Econômica Federal exige que todos os seus clientes, para que possam realizar transações online, possuam a assinatura. Para cadastra-la, basta utilizar o aplicativo, e depois desbloquear no autoatendimento, ou realizar todo o processo no autoatendimento. Abaixo falaremos mais sobre, confira.

Assinatura Eletrônica

As assinaturas servem para identificar uma pessoa. Por isso, são solicitadas assinaturas escritas em contratos, cheques, documentos, recibos, dentre outros locais. Assim, atesta-se de que a pessoa está se responsabilizando por algo, seja por um aluguel de imóvel, emissão de cheque, etc. Desta forma, a assinatura também deve ser solicitada nas transações financeiras eletrônicas, para que o banco ou empresa deste mercado possa ter a certeza de que o dono da assinatura está realizando a operação.

Porém, apesar de ser possível hoje em dia obter uma assinatura escrita imediatamente nas transações online, são utilizadas as assinaturas eletrônicas pelos bancos, pois estas são mais práticas. Elas são senhas que autorizam a efetivação de transações e operações financeiras por meio de aplicativos ou Internet Banking.

Saiba como cadastrar a sua assinatura eletrônica pelo aplicativo.

É possível cadastrar a sua assinatura eletrônica pelo aplicativo da Caixa e valida-la no terminal de autoatendimento.

A Caixa Econômica Federal exige que todos os seus clientes que desejam realizar operações online possuam a assinatura eletrônica, a fim de conferir mais segurança aos procedimentos.

Como cadastrar a assinatura na Caixa?

Apesar do que muitos pensam, não é necessário comparecer a uma agência para cadastrar a sua assinatura eletrônica. Isso pode ser feito nos aplicativos, e depois validar o cadastro nos terminais de autoatendimento, ou diretamente no autoatendimento.

No seu aplicativo, selecione a conta e clique em “Cadastrar Assinatura”. Leia atentamente e aceite o termo. Caso este botão não esteja ativo ou disponível para você, deverá procurar sua agência e solicitar que o gerente exclua a assinatura eletrônica cadastrada anteriormente. ​

Depois, informe a assinatura eletrônica que deseja e clique em “Confirmar”. Agora, será necessário ir até um terminal de autoatendimento. Com o seu cartão com chip, selecione a opção “Outros Serviços” na máquina. Depois, “Senhas e validações de acessos”. Em seguida, clique em “Desbloqueio de Assinatura Eletrônica”. Após isso será preciso apemas digitar o seu CPF e confirmar.

Pronto, o processo é muito simples e pode ser feito com total autonomia, sem precisar ir ao banco. Tenha sempre cuidado em não passar a sua assinatura eletrônica para ninguém. Ademais, não a anote em locais óbvios, como o seu próprio smartphone, pois em caso de furtos do seu aparelho, é perigoso ter estas informações disponíveis.

Caso o seu cartão não possua chip, peça ao gerente da sua conta o cadastramento de sua assinatura eletrônica provisória.
Esta senha expira em 15 dias úteis, e deve-se fazer a alteração neste período. Se não fixer a modificação neste prazo, será necessário refazer o pedido ao gerente. No aplicativo, acesse o Internet Banking. Clique em “Senhas e Configurações”,  “Senhas e Acesso” e “Assinatura eletrônica”. Escolha a conta que deseja e clique em “Alterar Assinatura”. Digite a assinatura que recebeu na agência, e depois crie a sua nova assinatura.

A criação da assinatura eletrônica é o segundo passo a ser feito. Antes, deve-se cadastrar o usuário, que será sua identificação para login, e a senha que dará o seu acesso à Internet. Depois, pode-se cadastrar seu celular para ter mais segurança, e também habilitar o seu celular, tablet ou computador.


RSS por email

Deixe sua opinião “Como Funciona a Assinatura Eletrônica da Caixa? Como e Onde Cadastrar?

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.