Muitas pessoas estão acostumadas a realizarem os seus saques em lotéricas, diretamente na boca do caixa ou até mesmo a pedir para que outras façam estas operações nos caixas eletrônicos. Porém, cedo ou tarde, os indivíduos bacarizados têm que utilizar os terminais de autoatendimento, seja para realizarem transferências, depósitos, dentre outras operações. Mas, a principal destas é, sem dúvidas, o saque.

Realizando o saque em um caixa eletrônico, pode-se retirar o dinheiro rapidamente da conta e utilizá-lo. Ainda, com os caixas, esta operação pode ser feita sem a intermediação de nenhum funcionário bancário. Basta ter em mãos o cartão e inserir a senha. Em muitos terminais, atualmente, a senha não é nem mesmo necessária, visto que utiliza-se a biometria.

No caixa próprio do banco, é preciso selecionar “Saque”, clicando em um dos botões laterias da máquina. Depois, escolha o valor e insira o cartão, colocando-o na máquina até que apareça uma luz indicando que o plástico foi inserido corretamente. Digite a senha ou realize a autenticação por meio da biometria. Retire o cartão quando assim indicar na tela e, depois, finalize a operação.

Como sacar dinheiro no caixa eletrônico?

Para sacar dinheiro no caixa eletrônico não é preciso apenas saber como realizar a operação, mas também quais cuidados tomar para que esta seja segura e o indivíduo não seja exposto a situações incômodas.

Primeiro, localize o terminal de autoatendimento mais próximo de você. Estes podem ser os próprios caixas dentro das agências ou até mesmo um dos terminais da Rede Banco 24Horas, que atende diversos bancos e está por todo o país. Uma ótima dica para encontrar um local para realizar o saque o mais rápido possível é entrar no site do próprio banco e realizar uma busca.

Saiba como realizar um saque bancário seguro
Saiba como realizar um saque bancário seguro

Vá até o caixa, portando o seu cartão. Lembre-se que é possível realizar saques tanto no crédito, com taxas mais elevados, quanto no débito. Logo, leve o cartão no qual deseja fazer a operação.

Caso esteja lidando com o caixa eletrônico do seu próprio banco, não é preciso inserir o cartão em primeira instância, basta pressionar qualquer botão lateral e, depois, optar pelo saque. Porém, caso esteja lidando com um terminal 24Horas ou qualquer outro que possua mais de um banco, insira o seu cartão para que a máquina já identifique de qual instituição se trata.

Selecione “Saque” e, depois, o valor que será retirado. Serão dadas diversas opções, como R$ 20,00 e R$ 50,00, mas o próprio cliente pode inserir manualmente o valor desejado, desde que respeite os seus limites de saque. Comumente, após este passo, será solicitado que o cartão seja inserido e, a autenticação, realizada. Esta autenticação pode ser feita por meio de senhas, sejam estas numéricas ou alfanuméricas, ou pela biometria.

É importante retirar o cartão apenas quando isto for solicitado, na tela do terminal. Após a autenticação, o dinheiro será liberado no local e saída do caixa. Espere até que a operação seja finalizada para encerrá-la.

Quais cuidados tomar?

Ao realizar mesmo que um simples saque no caixa eletrônico, é importante tomar alguns cuidados. Primeiro, sempre utilize os caixas que não apresentam quaisquer avarias. Alguns terminais são modificados para que possam clonar cartões ou mesmo roubar o dinheiro depositado. Desta forma, sempre evite os que aparentarem ter sido alterados.

Determine o valor que irá sacar previamente para que não permaneça muito tempo no caixa apenas se decidindo. Ainda, decore sua senha, ao invés de anotá-la. Caso tenha-a em seu celular, tome cuidado ao inseri-la no caixa, cobrindo o teclado com o corpo ao digitá-la. Jamais aceite de pessoas desconhecidas, exceto dos funcionários do banco.

Após o saque, conte o dinheiro rapidamente, posicionando-o em frente ao seu corpo, e guarde-o em um local seguro. Observe atentamente se alguém está o observando durante esta ação e nunca saia do banco caso se sinta inseguro.