Como Mudar a Conta de Recebimento do INSS?

Para receber o benefício do INSS o aposentado ou pensionista pode escolher por qual banco prefere receber, e pode fazer a alteração de conta a qualquer momento. Assim que você se torna beneficiário do  INSS, recebe também um cartão magnético para movimentar a conta aberta em um banco escolhido pela instituição.

Porém, a utilização desta conta aberta pelo INSS para o recebimento do benefícios só é obrigatória caso você não tenha outra conta bancária que poderia ser usada. Se você tiver outra conta corrente, pode solicitar a mudança de conta. Assim, passa a receber o seu benefício na conta de sua preferência. É preciso ir até o INSS e informar alteração dos seus dados bancários. Saiba abaixo mais sobre este processo.

Como fazer a alteração de conta para receber o INSS?

Esta alteração de dados bancários é feita de forma fácil e rápida. Para que você faça as alterações dos dados bancários, é necessário que o titular da nova conta seja o beneficiário do INSS. Assim, pode-se optar tanto por uma conta-corrente quanto por uma poupança.

Você pode solicitar esta mudança de dados tanto no próprio banco para o qual o benefício será transferido, quanto também em uma agência do INSS. No caso do banco, vá até a agência bancária na qual você possui uma conta e solicite que a transferência do benefício seja feita.

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Caso queira fazer a solicitação em uma agência do INSS, leve um documento de identificação com foto e também o seu CPF. Preencha o formulário disponibilizado, indicando a alteração dos dados bancários. Neste formulário, indique a região bancária e também os dados bancários. São eles agência, banco e conta.

Porém, devemos tomar alguns cuidados e nos atentar a certas informações. Esta mudança de banco só será permitida se o banco escolhido possuir um acordo com o INSS para o pagamento do benefício. Além disso, a agência utilizada para a abertura da sua conta deve se localizar no mesmo estado onde se encontra a agência do INSS responsável pelo pagamento do seu benefício.

Caso tenha alguma dúvida sobre este processo, ligue para a Central de Atendimento do INSS, pelo telefone 135. Este serviço funciona de acordo com o horário de Brasília, de 7h às 22h.

Não posso comparecer à uma agência do INSS, como fazer?

Neste caso, em que a pessoa está impossibilitada de comparecer à uma agência do INSS para realizar esta mudança, basta nomear um procurador. Assim, este procurador poderá realizar procedimentos em seu nome. Isso inclui solicitar benefícios, receber pagamentos, realizar consultas, dentre outros serviços.

Todas as pessoas acima de 18 anos podem fazer uma procuração e recebê-la. No caso de menores, entre 16 e 18 anos, eles também podem se tornar procuradores. Além disso, os funcionários públicos e militares em serviço podem representar apenas o cônjuge, companheiro e parentes até 2º grau. Ademais, só é possível ser procurador de mais de uma pessoa ao mesmo tempo no caso de parentes de 1º grau.

A procuração pode ser pública ou particular. A pública é elaborada e registrada no cartório, e é obrigatória no caso de alguma das partes ser analfabeta. Já a procuração particular é elaborada pelo próprio indivíduo, e não precisa ser registrada em cartório. Neste último caso, é necessário apresentar documento de identificação original ou cópia autenticada, tanto do outorgante quanto do outorgado.

Assim, para requerimentos, a procuração é “feita com poderes específicos de representação junto ao INSS”, segundo o próprio site da instituição. Assim, ela é anexada ao procedimento após o requerimento. Caso a procuração indique “amplos poderes”, deve-se apresentar original e uma cópia simples. A cópia não precisa ser autenticada, pois ela será autenticada na hora pelo atendente do INSS.

Para mais informações, acesse o site do INSS.


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