O que é e como se informar sobre o IBAN?

Quem já está acostumado a fazer transferências bancárias internacionais, já deve ter ouvido falar nesse nome. Mas, quem nunca fez este tipo de transação e agora precisa fazer uma transferência para outro país, ou receber algum valor, vai precisar saber o que significa a sigla IBAN. Aliás, precisa entender exatamente como conseguir este código, pois, sem ele, não é possível realizar o trâmite,

Pois bem, IBAN é o Número Internacional de Conta Bancária, ou seja, um número que identifica sua conta, indicando o país, o banco e a conta. Essa identificação facilita as transações internacionais. A sigla IBAN vem do nome em inglês, International Bank Account Number. O padrão é registrado na Society for Worldwide International Financial Telecommunication, conhecida como SWIFT, cujo código anterior era também muito utilizado em transações bancárias. Já falamos sobre os códigos SWIFT em outras oportunidades no blog.

O IBAN possui, no máximo, 34 caracteres. Os primeiros dois caracteres indicam o país do qual a conta provém. Por exemplo, BR significa Brasil.  Os seguintes dois caracteres são para validação do código do país, e o restante vêm da identificação de contas, determinadas por cada país.

O código de Portugal é feito sem a necessidade de mudança dos números de conta nacionais. O IBAN das contas portuguesas tem 25 caracteres, ou seja, PT50 e o restante do NIB.

Com esta forma, a adoção do IBAN possibilitou que cada país continuasse a ter o seu próprio padrão de IBAN. Assim, acontece simultaneamente a identificação, interpretação e validação dos identificadores de conta de pagamento internacionais, o que diminui erros e incorreções na informação afeta à execução de operações de pagamento internacionais.

IBAN

Saiba o que é o IBAN

Como Saber o IBAN da minha conta?

Essa identificação foi regulamentada pelo Banco Central na Circular Nº 3.625, em 14 de fevereiro de 2013. E desde julho de 2013, os bancos estão obrigados a informar o IBAN a seus clientes, a fim de receber e realizar transações utilizando essa forma de identificação. Assim, para saber sua identificação por IBAN, você tem que entrar em contato com o seu banco.

Porém, o código IBAN também está no seu contrato, realizado na abertura da sua conta. Há a possibilidade de acha-lo também no Internet Banking, na seção que trata de transferências internacionais.

No site oficial do Iban, você consegue consultar ou validar um número. O mecanismo é completamente seguro e tem dados oficiais de 75 países, incluindo 34 que são membros da SEPA. No início do site, na parte superior, você irá se deparar com uma barra que disponibiliza as opções de “Calcular IBAN” e “Validar IBAN”. É muito fácil e simples de se fazer, basta escolher uma das opções.

É válido lembrar que o IBAN muda com a agência e conta, e que alguns bancos pedem também o SWIFT  para realizar as transferências. Outros, requerem apenas um dos códigos. Enquanto o IBAN é basicamente um número de conta internacional, o SWIFT é um sistema que codifica as informações de cada banco, para evitar que haja fraude nas operações e para proteger os dados.

Caso você não saiba como proceder para enviar dinheiro para fora do país, vamos lhe explicar como esse processo funciona. No momento da escolha da moeda, converta-a sempre para a do país destinado. Por exemplo, caso for transferir para os Estados Unidos, converta o Real em Dólar.

Assim como uma transferência feita para uma conta nacional, é preciso saber os dados do beneficiário. Por exemplo, o nome completo do titular da conta, o nome e número da conta bancária e os códigos IBAN, SWIFT/BIC ou ABA Routing Number, dependendo de quais forem solicitados.

É imprescindível lembrar que o dinheiro enviado para o exterior irá sofrer desconto das taxas. Então além de prestar atenção aos valores das moedas, tem que também se lembrar do IOF, que varia de 0,38% a 1,1%. Então, caso envie dinheiro em um dia que o dólar está em alta, sua moeda será desvalorizada e sofrerá ainda os encargos.

Entendeu como funciona trâmites para o exterior? Tem mais alguma dúvida? Caso sim, comente aqui e iremos ajuda-lo.


RSS por email

Deixe sua opinião “O que é e como se informar sobre o IBAN?

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.