Qual Horário de Funcionamento das Agências Bancárias?

É muito importante que os indivíduos bancarizados conheçam os horários de funcionamento dos bancos, para que possam se programar suas rotinas quando for necessário realizar quaisquer serviços que seja imprescindível ou preferível ir até a agência. Segundo o Banco Central do Brasil, o horário de funcionamento é de livre escolha das instituições financeiras. Porém, há uma convenção de que as agências bancárias abrem às 10h e fecham às 16h, o que ocorre na maioria das instituições. Porém, algumas podem abrir às 11h, em cidades menores, ou mesmo mais cedo, em caso de atendimento especializado.

Ainda, de acordo com o Bacen, os bancos devem ter o horário mínimo de expediente para o público de cinco horas diárias
ininterruptas. E, devem oferecer atendimento, obrigatoriamente, no período das 12h às 15h, horário de Brasília, pois este é considerado crítico. Abaixo, confira o mais sobre o horário de atendimento das agências bancárias.

Horário de funcionamento dos bancos

De acordo com o Bacen, como falado acima, os bancos possuem livre arbítrio no que se trata do horário de funcionamento das empresas. Porém, as agências de bancos múltiplos com carteira comercial, de bancos comerciais e da Caixa Econômica Federal, devem funcionar, no mínimo, por 5 horas diárias ininterruptas. E, estas cinco horas devem incluir o atendimento no período das 12h às 15h, horário de Brasília.

Os postos de atendimento e as agências que estejam em municípios onde não exista outra agência bancária, não precisam seguir esta determinação de horário mínimo. Entretanto, todas as agências são obrigadas a deixar visível o horário de funcionamento e quaisquer alterações devem ser comunicadas com antecedência mínima de trinta dias aos clientes, para que eles não sejam prejudicados. É necessário ressaltar que não são considerados dias úteis os sábados, os domingos.

Conheça o horário de funcionamento das agências bancárias.

Conheça o horário de funcionamento das agências bancárias.

Comumente, os bancos abrem às 10h da manhã e fecham às 16h. Porém, eles podem abrir mais tarde, às 11h, e funcionarem até o horário mencionado anteriormente, ou mesmo inciarem as atividades às 10h e terminarem às 15h. De qualquer forma, estarão cumprindo a obrigação de funcionarem durante o período crítico e por 5 horas seguidas.

É interessante mencionar que o horário de funcionamento das agências bancárias não corresponde ao período que pode-se realizar transferências eletrônicas. A TED (Transferência Eletrônica Disponível) pode ser feita da 7 horas às 17 horas, para que ela seja compensada no mesmo dia.

Já o DOC (Documento de Ordem de Crédito) possui diferentes horários limites em cada banco. Na Caixa Econômica Federal o DOC deve ser realizado até às 20h30. No Bradesco, até às 21h30, no Itaú, até às 20h30, no Santander, até às 22h15, e, por fim, no Banco do Brasil, até às 21h59. Caso a operação seja feita até os horários citados, ela será creditada na conta destino no próximo dia. Se ela for feita após o horário máximo, somente irá cair na no segundo dia útil seguinte a operação. Por exemplo, caso um indivíduo realize um DOC às 23h de uma sexta-feira, o dinheiro só irá cair na conta na terça-feira.

Feriados

Nos feriados, o horário de funcionamento é diferente. Segundo Bacen, na Quarta-Feira de Cinzas, em 24 de dezembro e em casos excepcionais, como festividades locais ou eventos, a empresa pode adotar um horário especial. Porém, mesmo nestas datas especiais, devem ser garantidas ao público duas horas, no mínimo, de funcionamento.

Ainda, no último dia útil do ano, não deve acontecer o atendimento ao público por parte dos bancos. Logo, as instituições não irão funcionar. Entretanto, podem acontecer operações entre os bancos.

Não são considerados dias úteis os feriados de âmbito nacional, como a segunda-feira e a terça-feira de carnaval, a quinta-feira de Corpus Christi e o dia 2 de novembro, chamado comumente de “Dia dos Mortos”.

 


RSS por email

Deixe sua opinião “Qual Horário de Funcionamento das Agências Bancárias?

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.