Senha do cartão x Senha da internet: Qual a diferença?

As senhas podem confundir e gerar muita dor de cabeça. Apesar disso, elas servem para nossa segurança e por isso não há como fugir delas, pelo menos enquanto não inventam outra forma de proteger dados. A confusão pode acontecer quando uma só conta possui várias senhas diferentes para vários tipos de serviços.

Uma dúvida muito comum relacionada com senhas é: Qual a diferença entre senha do cartão e senha da internet? Antes de falarmos sobre as diferenças, conheça o propósito de cada uma delas.

Senha do cartão

A senha do cartão é solicitada na hora em que você utiliza cartão para fazer compras ou confirmar transações bancárias. Exemplo de situações em que é necessária a digitação da senha do cartão:

  • Saques;
  • Transferências;
  • Compras;
  • Comprovação de pagamento de contas pela internet.

Assim, fica claro que a senha do cartão tem por objetivo confirmar transações. Na verdade, a senha do cartão funciona como uma assinatura do cliente, ou seja, quando você digita a sua senha do cartão é como se estivesse dizendo: “eu assino em baixo” ou “eu confirmo esse saque, confirmo essa transferência”. A transação só é processada após essa confirmação.

senha internet senha cartao

Senha do cartão e senha do internet banking

Outra característica da senha do cartão é que nem sempre o banco solicita que seja digitada “por inteiro”. Em alguns casos, o banco solicita apenas a digitação dos quatro primeiro dígitos da senha do cartão. A senha do cartão é obrigatória na entrega do mesmo.

Senha da Internet

A senha da internet funciona como um acesso a sua conta online. Ela funciona como qualquer outra senha de acesso em sites ou rede social. No facebook, por exemplo, você precisa digitar seu e-mail e senha para ter acesso e isso não é diferente no Internet Banking. É por isso que quando a senha eletrônica é digitada, você já possui todo o acesso eletrônico a sua conta.

A senha eletrônica pode ser feita na entrega do cartão, mas, não é obrigatória. Muitas pessoas possuem cartão e conta mas não possuem a senha eletrônica e por isso não tem acesso ao bankline. Para fazer a senha eletrônica é preciso procurar o banco ou um caixa eletrônico.

Diferenciando a senha do cartão da senha eletrônica

Entendendo a função de cada senha, fica bem claro a diferença entre as duas:

Enquanto a senha do cartão é uma confirmação das transações, a eletrônica serve para liberar o acesso à sua conta através da internet. Mesmo que você consiga acessar sua conta digitando a senha eletrônica, você precisará da senha do cartão para confirmar uma transação feita pela internet.

Um exemplo: Você digita a senha eletrônica porque precisa acessar sua conta bancária com o objetivo de pagar sua fatura de cartão. Ao acessar sua fatura, você confirmará o pagamento digitando a senha do seu cartão ou apenas os primeiros 4 dígitos dela.


RSS por email

Deixe sua opinião “Senha do cartão x Senha da internet: Qual a diferença?

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.