Vale a Pena usar Biometria? Como Cancelar?

Hoje em dia, os bancos já adotam diversos métodos de segurança para proteger os seus clientes e também as suas contas bancárias, cartões de crédito, etc. Por exemplo, para realizar uma transação financeira utilizando os aplicativos bancários ou Internet Banking, é primeiro necessário realizar uma autenticação do aparelho e do usuário, evitando que outra pessoa efetue estas operações por meio de fraude. Também, atualmente, a maioria dos bancos adotaram a biometria em seus caixas eletrônicos, outra medida de segurança.

A biometria é um método que identifica os indivíduos por meio das características físicas dele. No caso, a digital. Assim, como nenhuma pessoa possui a digital igual a de outra, esta é uma das formas de identificação mais eficazes que existe. Logo, vale a pena adotar a biometria nos bancos, a fim de garantir a sua própria segurança.

Abaixo, saiba mais sobre este método de identificação e como é possível cancelá-lo.

Biometria

A biometria, de forma geral, é um método de identificação que utiliza as características físicas e de comportamentais dos indivíduos. Logo, pode-se utilizar, como parâmetro de identificação, as íris, impressões digitais, formato do rosto, linhas das palmas das mãos, assinatura, modo de escrita, etc. Como estas são características únicas dos indivíduos, a biometria é um dos métodos de identificação mais seguros. Isso porque é quase impossível replicar estas características e, assim, cometer uma fraude.

Os bancos utilizam como fator biométrico a impressão digital, pois este é um dos parâmetros mais fáceis de serem identificados pelas instituições, nos terminais de autoatendimento. Usando esta biometria, os clientes bancários não precisam usar os códigos de acesso, o que torna todas operações muito mais seguras.

Saiba como cancelar a biometria

A biometria é um dos métodos de identificação mais seguros.

Os códigos, as famosas senhas, podem ser utilizadas por outras pessoas, duplicadas ou até mesmo trocadas. Logo, elas não são tão seguras quanto as biometrias.

E, para aumentar a segurança dos seus clientes, o Banco do Brasil utiliza leitores de impressão digital nos terminais de autoatendimento que somente realizam a leitura da impressão caso seja posicionado no aparelho um dedo vivo, com integridade física completa.

Outra vantagem quanto ao uso da biometria é que alguns bancos, como o Banco do Brasil, multiplicam os limites dos seus clientes em até dez vezes, após sete dias que as impressões digitais foram cadastradas. Por exemplo, caso o limite inicial seja R$ 3.000,00, para pagamentos, após o cadastramento da biometria ele será R$ 30.000,00. Desta forma, os indivíduos podem realizar transações maiores.

Para cadastrar a biometria, é muito fácil. Alguns bancos exigem que o cliente vá até uma agência, mas outros, como o BB, proporcionam o cadastramento em qualquer caixa eletrônico da instituição que possua o leitor biométrico.

Como cancelar a biometria?

Algumas pessoas não gostam de utilizar a biometria, e muitas vezes isto ocorre quando o cartão e a conta referente à este são movimentados por outras pessoas que não sejam os titulares. Estas situações são mais comuns no que se trata de idosos.

Para cancelar a biometria é preciso ligar para a Central de Atendimento do seu banco ou contatar o gerente de contas da sua agência. Assim, voltará a utilizar o sistema prévio de identificação, que provavelmente era composto pelas senhas.

Porém, é necessário mencionar que não recomenda-se cancelar a biometria, pois este é o método de identificação mais seguro que os clientes bancários podem ter acesso. Assim, usando a impressão digital nos caixas eletrônicos, previne-se fraudes, movimentações ilícicas, etc.

Caso queira cancelar a biometria pelo motivo que falamos acima, pode-se procurar terminais que ainda não possuem o leitor. Ainda, como não é possível realizar uma implantação imediata e a troca ou adaptação de todos os terminais bancários, muitos ainda não utilizam a biometria. Também, os bancos deixam, nas próprias agências, alguns terminais sem o leitor para os clientes que ainda não realizaram o cadastro biométrico.


RSS por email

Deixe sua opinião “Vale a Pena usar Biometria? Como Cancelar?

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.