Como cancelar o cadastro da Biometria nos Bancos

Entendida como mais uma medida de segurança, a biometria veio sendo implantada nos bancos brasileiros, desde 2011. Acontece, que tem muita gente insatisfeita com o serviço e não vê não ver a hoje de se ver livre do cadastro.

Até bem pouco tempo, esse sistema só aparecia em filmes futuristas, mas, hoje em dia, ele já é bastante utilizado. Pra quem não sabe, o reconhecimento biométrico é realizado a partir de informações oferecidas pelo próprio corpo, como as impressões digitais ou formato da íris, para garantir a segurança de certas ações.

Como cada pessoa tem uma marca única na ponta dos dedos, a biometria é muito mais eficaz que a assinatura, por exemplo. A fim de tornar o processo eleitoral mais seguro, o Supremo Tribunal Eleitoral, vem realizando o cadastro biométrico de todos os eleitores brasileiros. Muitos bancos também adotam o reconhecimento biométrico nos caixa eletrônicos por razões de segurança, para evitar saques efetuados por terceiros, por exemplo.

Porém, a versatilidade virou pesadelo para quem vai a uma agência bancária e vem impossibilitado de realizar uma opção por falha na leitura de seus dados. Esse problema, não cabe ao cliente resolver e tem muita gente procurando pelo sistema de caixa eletrônico fora do horário comercial e saindo de lá sem efetuar a operação pela qual saiu de casa.

Reconhecimento Biométrico

Biometria nos Caixas Eletrônicos

Quais são os tipos de biometria?

Atualmente, está disponível para o cliente duas opções de biometria. Uma é a digital – em que são cadastrados os dedos das mãos. A outra é o leitor da palma da mão – que lê a palma da mão como um todo.

Ambas as opções requerem um cadastramento prévio que deve ser feito no próprio banco. Após se cadastrar, o cliente já pode usar o reconhecimento biométrico sempre que for efetuar qualquer transação nos terminais eletrônicos. No Bradesco, é preciso colocar a palma da mão no local indicado para confirmar a operação.

O que muda com a biometria?

Os bancos Bradesco, Banco do Brasil e Itaú utilizam a identificação biométrica em seus caixas eletrônicos. Assim, o cliente tem a possibilidade de fazer saques e outras transações bancárias sem precisar informar a senha pessoal. Em alguns casos, a operações pode ser realizada sem a necessidade do cartão de banco, trazendo ainda mais praticidade para o usuário.

A biometria é segura?

Como dissemos, a principal vantagem da biometria é a segurança. Com o sistema, é impossível que outra pessoa utilize seu cartão para sacar ou transferir dinheiro, mesmo que ela saiba a sua senha pessoal. Ainda assim, a identificação biométrica é vista com desconfiança por muitas pessoas, que acreditam ser arriscado “ter o cartão de banco marcado no corpo”. Por outro lado, os especialistas garantem que o reconhecimento é mais seguro, tanto para o cliente quanto para a instituição bancária.

A leitura biométrica não funcionou. O que fazer?

Você está em uma das agências do seu banco e ao tentar acessar sua conta por meio da biometria, não tem sucesso. Tenta o cadastro digital, tenta a leitura da mão e ambos sem sucesso. Nesse caso, há duas opções disponíveis para solucionar o problema.

Tente usar outro método de segurança. 

Cientes da possibilidade de falha dos cadastramentos, os bancos oferecerem outras opções de confirmação. Seja ela por meio de uma assinatura eletrônica, como um endereço de e-mail, por exemplo, ou são apresentadas outras opções a serem escolhidas pelo cliente. Basta escolher um dos métodos e verificação e dar continuidade ao processo em andamento ou clicar em uma outra opção disponível na tela, para efetuar a transação.

Outra opção é usar um terminal sem biometria

A maioria das agências oferecem caixas sem a biometria. Assim sendo, em caso de problemas com o seu cadastro é possível realizar sua opção sem nenhum transtorno em outro terminal. Por meio do cartão e senhas.

Cancele a biometria

Caso esteja insatisfeito com o serviço e queira cancelar seu cadastro biométrico, basta entrar em contato com a Central de Atendimento da sua instituição financeira ou procurar pessoalmente pelo seu gerente.

Normalmente o descadastro é realizado no mesmo dia e você voltará a ter acesso as suas informações e realizar transações bancárias através do meio convencional e sem nenhuma intervenção referente a biometria.


RSS por email

Deixe sua opinião “Como cancelar o cadastro da Biometria nos Bancos

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.