Basta realizar uma compra para se ver diante de inúmeras opções de pagamento. Nas compras online, não é diferente, mas qual seria a melhor opção entre cartão de crédito e boleto bancário? Na hora de mexer no bolso é importante ficar atento as vantagens e desvantagens de cada modalidade de pagamento. Apesar de resultarem na quitação da dívida da mesma maneira algumas modalidades são mais favoráveis aos clientes do que outras. Por isso, é tão importante ficar atento às diferenças.

Pagamento com Cartão de Crédito

Para o consumidor, o o uso do cartão de crédito traz alguma vantagens. A possibilidade de parcelamento é uma delas. Dependendo do valor da compra essa possibilidade pode fazer muita diferença no orçamento, aliviando o bolso para outras compras. Além disso, o serviço também oferece o prazo de até 40 dias, após a data da compra, para realizar que então, seja realizado o pagamento das despesas.

Entretanto, é importante que o comprador saiba fazer um bom uso dessa forma de pagamento. Uma vez que o hábito de postergar o pagamento das contas pode resultar em um alto valor da fatura no mês seguinte, bem como serem acrescidas de juros, taxas e correções, que irão variar dependendo da modalidade de compra.

As compras no cartão de crédito também exigem muita atenção a fatura e ao limite do cartão. Que pode ser excedido em funções de compras anteriores. Afinal, limite disponível ao cliente leva em consideração outras prestações pendentes, que podem impossibilitar que o usuário realize novas compras.

Cartões de Crédito
Cartões de Crédito x Boleto Bancário: Qual a melhor opção?

Pagamento com Boleto Bancário

No caso do boleto bancário, a principal vantagem é a possibilidade de usufruir do desconto à vista. Muitas lojas online oferecem uma boa redução no preço da mercadoria para quem opta por essa forma de pagamento.

Entretanto, o fato de ter um desconto à vista, não quer dizer que o parcelamento estará livre de cobranças. É importante compreender que se tratam de duas modalidades diferentes. Assim como o parcelamento via cartão, o parcelamento via boleto está sujeito a correções e a inclusão de taxas dependendo do tipo de negociação. Por outro lado, no caso do boleto à vista, o pagamento da mercadoria tem que ser feito quase que imediatamente e, em vários casos, exige mais planejamento por parte do comprador.

Qual é a Melhor Opção?

Como ambas as formas de pagamento apresentam vantagens e desvantagens, é difícil dizer que uma delas é melhor que a outra. De um modo geral, é necessário que o consumidor observe bem os prós e os contras para fazer a escolha mais adequada.

Se você tem o dinheiro em mãos ou pode se planejar, vale a pena usar o boleto bancário para comprar com desconto. No entanto, se a loja não oferece vantagens para o pagamento à vista, opte pelo cartão de crédito. Em ambos os casos é importante ficar atento ao seu orçamento e ao planejamento financeiro para realizar aquela compra. Lembrando que ambas as formas são bastantes seguras e podem ser utilizadas sem medo por qualquer cliente.

Qual sua opção favorita? Deixe aqui nos comentários.