Como usar o cartão em Viagem Internacional

Viajar é sempre muito agradável, criamos uma expectativa e até temos mais disposição para gastar um pouco mais. Mas, ultimamente não tem sido fácil, a alta das taxas de IOF e do dólar tem pesado muito no bolso dos brasileiros. Por isso, entenda o que é cobrado em viagens internacionais no seu cartão de crédito e programe-se. Confira algumas dicas sobre o uso do cartão no exterior.

Antes de tudo, verifique se o seu cartão é compatível com compras Internacionais. Existem muitos cartões que funcionam muito bem no Brasil mas que no exterior ele não irá funcionar. Se o seu não for, existem opções de upgrade, ou seja, transformar seu cartão nacional em internacional sem muitas alterações no seu plano.

Se preferir contratar outro, existem cartões internacionais que não cobram anuidade, os mais conhecidos são:

Desbloqueio para viagens

Se você nunca usou seu cartão em viagens internacionais ou compras online em outras moedas, saiba que para utilizá-lo em qualquer país fora do Brasil é necessário efetuar o desbloqueio. Você poderá fazer através de sua agência, 0800, internet ou aplicativo. Em alguns casos, precisa inclusive, informar o país e datas de ida e volta.

Se você já realizou uma compra com um cartão de crédito, não vai encontrar dificuldades para utilizar um cartão internacional. Isso porque eles funcionam da mesma maneira, sendo que a única diferença está na abrangência territorial. Após escolher os produtos da compra, basta passar o cartão na máquina e, caso o instituto bancário aprove, a transação é concretizada.

cartao internacional viagem

Tenha sempre um plano B em caso de problemas em suas viagens internacionais

Preciso me preocupar com câmbio?

Não, você não precisa procurar nenhuma agência de câmbio ou troca para realizar o pagamento. Isso porque a própria operadora de cartões realiza esse procedimento automaticamente. Ou seja, na fatura do seu cartão de crédito os valores já estão discriminados em todas as moedas.

Você usará seu cartão da mesma forma e, só após a fatura chegar, terá a descrição dos gastos em moeda estrangeira, o câmbio cobrado pela operadora e as taxas e impostos

Taxas Extras

Ao utilizar o seu cartão de crédito no exterior será cobrada uma taxa chamada IOF – Imposto sobre Operações Financeiras, cujo valor é de 6,38% sobre o total da sua compra.

Teoricamente, os bancos são orientados a usar o dólar comercial nas cobranças. Mas nosso país tam câmbio livre e nem sempre isso acontece pois alguns bancos acabam utilizando o dólar turismo, o que deixa a fatura mais cara no seu fechamento.

Vantagens do cartão de crédito Internacional

Uma das maiores vantagens dos cartões internacionais é que eles também podem ser utilizados para a realização de saques em caixas eletrônicos e agências bancárias de outros países (além dos caixas brasileiros, logicamente). Por essa razão, eles são essenciais para qualquer pessoa que for realizar uma viagem para outros países. Além disso, cartões internacionais são muito necessários para quem deseja realizar compras online em lojas virtuais de outros países.

Com o aumento do IOF também para os cartões de débito, usar os cartões de crédito fora do Brasil voltou a ser uma boa ideia. Além do cartão te trazer mais segurança, ele pode te render milhagens.

Cuidados Necessários nas viagens internacionais

O grande vilão do cartão de crédito é a instabilidade do câmbio. Em geral, as compras são convertidas pelo valor do dólar no dia do fechamento da fatura. Ou seja, você acaba contando com a sorte de como estará a cotação da moeda no dia determinado pelo banco. Por isso, fique atento ás variações do dólar antes de viajar.

Não concentre seus gastos somente no cartão de crédito para que você não fique desprevenido em caso de perda. Compre um pequeno valor da moeda em espécie e tenha sempre com você os telefones da Central de Atendimento do cartão no exterior para o caso de travar a senha por exemplo. E, se for com familiares ou amigos, peça para todos desbloquearem seus cartões para uso Internacional, assim, terão mais opções no caso de perca ou roubo.

Aproveite os seguros do seu cartão de crédito internacional. Muitos não sabem, mas a maioria dos cartões de crédito internacionais das bandeiras Amex, Diners, Visa e Mastercard oferecem algum tipo de seguro para viagens, aluguel de carros e extravio de bagagens que geralmente são acionados quando a passagem de avião ou as diárias são pagas com ele. Avalie as condições específicas de cada seguro antes de viajar, pois algumas coberturas podem ser parciais. Você pode economizar um bom dinheiro!

Não menospreze suas milhas! Muita gente ainda não descobriu como os pontos e milhas acumuladas em viagens e cartões de crédito são importantes. Eles podem ser convertidos em passagens aéreas tanto para os voos longos saindo do Brasil quanto para deslocamentos durante a viagem, hotéis, aluguel de carro e muito mais! Procure saber quais são as companhias parceiras, pois você pode acumular as milhas recebidas em seus voos e programas diferentes.

Por fim, lembre-se: pessoas desorganizadas ou que não planejam a viagem nem seus gastos acabam pagando caro por isso. Não seja uma delas!


RSS por email

Deixe sua opinião “Como usar o cartão em Viagem Internacional

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.