Cartão Virtual do Banco do Brasil: Ourocard-e

O Ourocard-e é uma ferramenta do Banco do Brasil que possibilita criar um cartão virtual capaz de realizar pagamentos ao aproximar o celular de uma máquina de cartão. Por meio de máquinas de cartão e celulares com a tecnologia (NFC – Near Field Communication) e o aplicativo BB Ourocard, mesmo sem portar o cartão físico na hora da compra é possível realizar a operação.

No momento o aplicativo só está disponível para celulares com Android atualizados e nas máquinas de cartão da Cielo. O cartão também pode ser usado como medida para evitar fraudes e roubos de dados em compras pela internet e telefone, com ele o cliente não precisa informar os dados do cartão real para realizar a compra.

Como Consigo Meu Cartão Ourocard-e

O Cartão Ourocard-e está disponível para todos os cartões do BB, até mesmos os das linhas inferiores, para solicitar o cartão digital primeiro você precisa baixar o aplicativo Ourocard na Google Play. Este é o app exclusivo para as ferramentas dos cartões Ourocard.

Na tela inicial, vá até cartões e logo abaixo haverá a opção “Clique e Crie um Ourocard-e”, clique e forneça as informações para criação do cartão como nome, vencimento, limite e valor máximo por compra, entre outros.

app ourocard

O primeiro passo é ter o app Ourocard

Tenha em mente que o cartão que irá criar é um espelho do seu cartão físico, portanto o limite não pode ser maior que o de seu cartão e os pagamentos das compras realizadas com o cartão digital serão cobrados na fatura do cartão “oficial”.

No aplicativo também é possível ter acesso a sua fatura online com todos os gastos realizados no Ourocard-e para acompanhamento e conferência. Aqui você pode acompanhar um vídeo com dicas quanto a instalação e o uso do aplicativo.

O app funciona em qualquer Smartphone?

Essa ferramenta pode não funcionar em alguns celulares mais antigos, não há uma lista disponível pelo banco em quais aparelhos/modelos o app funciona, porém seu dispositivo deve obrigatoriamente ter a tecnologia NFC (Near Field Communication) para função de aproximação funcionar. Além disso, atualmente só esta disponível para celulares com Android.

Outra informação relevante é que se você ainda não usa nenhum serviço do Banco em seu Smartphone, antes de baixar os aplicativos é necessário liberar o celular em um caixa eletrônico e solicitar uma senha para uso online.

Caso tenha dúvidas desse processo, veja este vídeo do BB sobre liberação de senhas.

Vale a Pena Usar o Ourocard-e?

Sim, vale muito a pena usar essa nova tecnologia do BB. Principalmente em situações de compras pela internet, evitando dar os dados do seu cartão físico, além de situações como ter esquecido o cartão, ou o plástico esteja danificado e impossibilitado de uso e outras emergências.

Sem falar da praticidade que é somente aproximar o celular da máquina de cartão. Em compras acima de R$50,00 ainda será necessário digitar a senha do cartão na máquina.

O Ourocard-e tem custos? O Ourocard-e não tem nenhum custo a mais, ele não tem anuidade, nem taxas além das já cobradas normalmente do cartão físico.

Pontos Negativos

As reclamações por parte dos consumidores que já estão usando o aplicativo, nem são contra ele em si, e sim contra o desconhecimento por parte dos lojistas sobre a ferramenta. Por desconhecimento ou até falta de tato para o uso da tecnologia, muitos não sabem ainda como ela funciona e precisam que o próprio consumidor explique o funcionamento, causando demora e desconforto a clientes e lojistas.


RSS por email

Deixe sua opinião “Cartão Virtual do Banco do Brasil: Ourocard-e

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.