Cartões de Crédito para Autônomos

Muitos brasileiros vivem como autônomos, ou seja, não trabalham formalmente para uma empresa e são responsáveis pela própria renda. Por isso, não têm a carteira de trabalho assinada. Profissionais que atuam como taxistas, cabeleireiros, pedreiros, faxineiros ou outros cargos, sem vínculo empregatício são considerados como autônomos. Alguns profissionais liberais, como médicos, dentistas e advogados também podem ser chamados de autônomos, dependendo do modo como prestam seus serviços.

Comprovação de Renda

O trabalho como autônomo pode apresentar muitas vantagens, como horários mais flexíveis, não ter um patrão exigente fazendo cobranças, poder aumentar a renda de acordo com o seu próprio esforço e trabalho, dentre outras vantagens. Mas às vezes dificulta a obtenção de crédito em bancos e financeiras. No caso dos cartões de crédito, a maior parte das administradoras exige uma comprovação de renda mínima. Quem trabalha para uma empresa, com carteira assinada e recebe seu salário mensalmente, pode comprovar a sua renda apresentando seus contracheques. Mas e o trabalhador autônomo? Como faz para comprovar sua renda? Ele até pode receber o valor solicitado pela administradora, mas não consegue provar, já que não tem carteira de trabalho nem contracheque. A pergunta que fica é: um trabalhador autônomo pode ter um cartão de crédito? A resposta é sim.

Opções Para Autônomos

Existem no mercado algumas opções de cartões que não exigem comprovação de renda. Por isso, o autônomo interessado em adquirir um cartão deve pesquisar bastante, já que realmente não conseguirá um cartão de crédito que precise de comprovação de renda.

A melhor saída geralmente é o banco onde a pessoa tem conta. Se você é correntista de uma instituição e faz movimentações como depósitos e pagamentos todo mês, fica mais fácil visualizar a renda mensal, mesmo sem o recebimento de um salário fixo.

Abaixo listamos alguns cartões de crédito que não exigem comprovação de renda (clique para saber mais sobre os cartões):

Cartão Saraiva

Cartão Saraiva

Além dessas opções, o autônomo pode escolher ainda um cartão pré-pago, que não exige renda mínima nem conta corrente para ser solicitado. Mas é importante lembrar que os cartões pré-pagos não funcionam na função débito. Eles são como cartões de débito, que você precisa fazer a recarga antes de usar. A vantagem desses cartões é a segurança de não andar na rua com dinheiro em espécie.

Alguns Cuidados

Quem não tem meios de comprovar a própria renda deve ficar de olho nas tarifas cobradas pelos bancos. Os cartões que não exigem comprovação podem custar mais caro. Leia o contrato com atenção, observe o valor da anuidade e verifique quais são os juros cobrados pelo uso do crédito rotativo. Analise também se o limite oferecido é condizente com a sua renda e escolha uma data de vencimento adequado aos seus ganhos.

Se o cartão de crédito for usado de forma inteligente, ele pode ser um grande aliado, mas se for usado de forma errada, pode se tornar um enorme problema financeiro. Fique atento!


RSS por email

1 Comentário em “Cartões de Crédito para Autônomos

  1. Evany Mary De Michieli disse em 24/07/2017 às 02:06:

    Bom dia ! Gostei da explicaçao , muito util e inteligente, acho que estao certo vou expor meu caso .
    Sou autonoma ha 37 anos nao aposentada pois nunca trabalhei registrada , tambem era filha de industrial , que preferia que eu tomasse conta de minha mae e avo ai fui aprendendo , cabelos , unhas , sombrancelhas , me casei tbm nao trabalhava registrada bom estato , ai resolvi voltar a estudar , mas marido adoeceu nao coclui a minha profissao escolhida e continuava nos cabelos e arrumando noivas , ele melhorou , mas podia falecer a qualquer momento , pela fisioterapia que precisei aprender com um amigo que estava fazendo nele , tbm aprendi massagem assim ganhando aprendizado ! sempre amei nadar , dançar , jorgar volei , acabei me formando profesora de dança de salao , estou com sesseta e dois anos nao aposentada ja passei por pericia federal , mas na epoca de Lula e Dilma , recebi a carta apos dois anos depois , nao aceito o afastamento , bem fui trabalhando como autonoma mas esteticista agor! Me formei professora no Magistrato , como nao me adaptei a lecionar continuo na estetica ate hoje , so que infelizmente estou com um problema em um braço que esteve me impedindo de trabalhar , tenho conta corrente comprovo minha renda com um extrato fornecido pelo proprio banco Itau , acabei atrasando dividas ate meu querido cartao Santander usava por de mais este cartao e o pagava certinho , e mais outras dividas estava como nome limpinho , e tento renegociar a divida , mas agora impossivel ! Diante de tudo que vejo , leio e vivo na propria pele :
    Onde estou tbm precisando de ajuda a minha opiniao sobre autonomos deve ter creabilidade e o artigo muito bom mesmo , tambem estou num barco de ajuda ! Parabens alem de educados , finerrimos ainda da espaço para opinioes , fico grata por poder dar minha opiniao .
    Caso seja valida fico feliz estao ganhando mais e ajudadando os negativados
    sem mais me despeço com um forte abraço desejando sucesso sempre ! Inteligencia mais ser muito util e o melhor dos negocios !Parabens .

    Atenciosa e ma Apreciadora de vossos trabalhos:

    Evany Mary de Michieli.

Deixe sua opinião “Cartões de Crédito para Autônomos

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.