Como Entender a Fatura do Cartão? Principais Dicas

A fatura de um cartão de crédito possui algumas informações que podemos não entender, isto porque são vários limites e cobranças diferentes como encargos e IOF. Se você recebe a fatura do cartão de crédito e faz o pagamento antes de checar o valor, saiba que vale a pena olhar com calma o que está sendo cobrado. Essa conta traz informações importantes, como os juros e multas cobradas caso você atrase algum boleto.

Apesar de serem muitos valores e informações disponíveis, é fácil entender uma fatura do cartão e, assim, ter mais controle das suas finanças. Abaixo iremos falar exatamente como entender o limite gasto e o disponível, os lançamentos e os parcelamentos. Confira.

Fatura do Cartão

Este é o documento que registra todos os dados de compra que você efetuou durante um dado período, no crédito. Estarão registrados quem recebeu o dinheiro, o número da parcela, alguns custos adicionais (como IOF no caso de compras em dólares), a cotação do dólar para o dia de fechamento da fatura, taxas de juros, financiamento, multa e atraso, assim como promoções e informações do banco.

Também, se você participa de algum programa de recompensa, os pontos adquiridos no período estarão em sua fatura. Todos os bancos brasileiros disponibilizam o acesso à fatura online, deixando a oportunidade para um maior controle financeiro de seus gastos a crédito. Ainda, lembre-se que alguns pagamentos só entram na fatura depois de 3 dias do pagamento do na loja.

Abaixo iremos falar sobre cada informação disponível na fatura, e como elas funcionam e para o que servem. Isto serve tanto para faturas físicas quanto digitais. Porém, é recomendado que se atente às faturas digitais durante todo o mês, pois como ela está disponível em aplicativos, o cliente pode facilmente acessa-la e acompanhar seus gastos.

Entenda a fatura do cartão.

Entenda como funciona a fatura do cartão de crédito e o que cada informação significa.

Vencimento

Esse é o prazo máximo que você tem para pagar a conta. Se perder essa data, o banco cobrará juros e multa. Esta data comumente está localizada logo acima da fatura, perto do valor total.

Total da fatura

O valor total da fatura é referente à tudo que foi comprado no crédito no mês, seja em vendas à vista ou mesmo parceladas. Este valor fica disponível comumente em destaque, dentro de um espaço específico para que o cliente possa identifica-lo facilmente.

Pagamento mínimo

O pagamento mínimo é o menor valor da fatura que pode ser pago naquele mês. Após o pagamento deste valor o cliente entrará no rotativo, e pagará o valor de taxa referente a este serviço no próximo mês, juntamente com o valor que não foi debitado no mês anterior.

Histórico

Este é o histórico de despesas, em que está discriminado tudo que foi gasto naquele mês. Comumente, nesta parte, estarão disponíveis datas, locais e nome dos estabelecimentos nos quais as compras foram realizadas.

É muito importante ficarmos atentos a esta parte, para que não deixarmos passar despesas lançadas erroneamente. Quando há fraude no cartão, podemos identificar no histórico onde as compras foram realizadas. E, assim, pedir o estorno.

Limite de Crédito e Limite Disponível

Todos sabemos o quanto temos de crédito no cartão, para que possamos ficar atentos às nossas compras. Este é o valor que temos no total, no cartão de crédito, concedido pela empresa. Já o limite de crédito disponível é o valor que ainda resta, e que pode ser gasto.

Quando a fatura é fechada, ou mesmo ao longo do período de fechamento, podemos consultar o valor do limite total e do limite disponível. Eles comumente estão expostos na fatura eletrônica.

Limite de Saque

Outra informação exposta na fatura é sobre o limite de saque, e se houve algum saque realizado naquele mês. O saque nos cartões de crédito são empréstimos dados pelos bancos aos clientes, e comumente, quando utiliza-se este limite de saque, todo o resto do limite disponível ficar retido ou comprometido.

Caso tenha utilizado este limite, irá aparecer “Saque” na fatura, com o valor que foi retirado. Também estarão os juros relativos a esta operação.

Juros

Na fatura também virá quais são os juros que estão sendo cobrados do cliente. Estes juros podem ser referentes ao rotativo, atraso do pagamento, dentre outros serviços. São os encargos cobrados.

Parcelamento da Fatura

Assim como a informação sobre o pagamentos mínimo, todos os meses os bancos enviam, na fatura, uma proposta de parcelamento. Isso é útil para quem sabe que não irá conseguir pagar o total da fatura ou mesmo o valor mínimo. Desta forma, pode-se aderir ao parcelamento proposto na fatura ou entrar em contato com o banco para pedir outra proposta.


RSS por email

Deixe sua opinião “Como Entender a Fatura do Cartão? Principais Dicas

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.