Como pagar um boleto com o cartão de crédito ou crediário

Possuir um cartão de crédito nos tempos atuais é de uma grande facilidade, principalmente por causa das vantagens e benefícios que esse tipo de serviço oferece. Uma das possibilidades para o uso do cartão que alguns consumidores desconhecem é a função de pagamento de boletos por meio dos cartões de crédito ou crediário.

Entretanto, apesar dos serviços disponibilizarem essa alternativa para seus clientes, é necessário ficar atento as taxas, custos e os limites impostos para os serviços de pagamento de boleto com o cartão de crédito ou com o crediário, para evitar que essa facilidade se torne um grande problema no futuro.

Como pagar boleto com cartão ou crediário

Para pagar um boleto por meio do cartão de crédito ou do crediário, o cliente deve, inicialmente, saber se o seu cartão possui esse tipo de serviço disponível. Por meio dos telefones de atendimento disponibilizados pela instituição financeira, ou até mesmo pelo internet banking, o cliente consegue descobrir se o seu cartão possui essa possibilidade.

Mas vale ressaltar que não são todos os tipos de boletos e contas que podem ser pagas por meio dos cartões de créditos e crediários. Na maioria dos casos, contas como água, luz e telefone possuem a opção de pagamento através do cartão, entretanto, pagar a fatura de um cartão de crédito com outro cartão é algo praticamente inviável.

Existem três opções para o cliente realizar a operação: Central de atendimento (telefone); aplicativo do banco; e internet banking. Para efetuar essa transação pelo telefone, é necessário conferir se a instituição financeira oferece esse tipo de serviço. Depois basta entrar em contato para efetuar o pagamento.

Pelo app do banco, é preciso fazer o cadastro do aparelho e do aplicativo no caixa eletrônico ou no internet banking da empresa para poder pagar a conta. Na maioria das vezes, basta ir até o caixa eletrônico e efetuar a liberação do aplicativo, mas em alguns casos, é preciso falar com o gerente da conta.

Realizar o pagamento da conta através do internet banking é um pouco mais complicado. É necessário, acessar o internet banking e sua conta. Após entrar na conta pela internet, é preciso achar a aba relacionada a opção de pagamento e escolher a área destinada aos pagamentos com o cartão.

Em ambos os casos, com internet banking ou aplicativo do banco, o caminho é começar procurando a opção de pagamento normalmente. Insira o código do boleto ou scaneie com a câmera do seu celular e verifique os valores juntamente com a data de pagamento. Feito isso, se for possível pagar o boleto com crédito ou crediário, escolha esta opção no fim do processo.

Por fim, basta autorizar a transação com a senha para conseguir pagar o boleto com o cartão de crédito ou crediário.

Taxas e custos de pagar um boleto

A principal função dos cartões de crédito e dos crediários, que também são conhecidos como “carnês”, é a de facilitar a forma de adquirir produtos ou até mesmo serviços, tanto em lojas físicas quanto por meio das lojas digitais.

Entretanto, muitas pessoas desconhecem que esses serviços também possuem outras funcionalidades, como a de pagar boleto. A primeiro momento, essa alternativa pode parecer uma ótima opção, porém, é de extrema importância de que o consumidor analise bem se essa é a melhor alternativa para o pagamento do boleto.

Os cartões que disponibilizam o serviço de pagamento de boletos, na maioria dos casos, cobram taxas que podem ser valores fixos ou porcentagens sobre o valor do pagamento, o que torna esse tipo de opção pouco muito atrativa. Além disso, a opção de pagar boleto com crediário ou cartão de crédito se torna uma operação de crédito e, como tal, incide o Imposto por Operação Financeira.

O Imposto por Operação Financeira (IOF), é um imposto cobrado sobre todas as transações de crédito, seguro, câmbio e títulos mobiliários. Ou seja, será cobrado o IOF sobre qualquer tipo de ação financeira relacionada a um desses serviços, incluindo o pagamento de boleto com o cartão de crédito.

Esse tipo de imposto não possui uma taxa fixada, ou seja, o valor das alíquotas relacionadas ao IOF varia de acordo com a operação que foi feita. Por conta dessas alterações, o pagamento de boleto por meio do cartão acaba se tornando algo menos atrativo.

Por isso que antes de fazer esse tipo de transação é necessário pesquisar muito e avaliar se realmente compensa pagar o boleto com o cartão e se essa transação não acarretará em problemas futuros.


RSS por email

Deixe sua opinião “Como pagar um boleto com o cartão de crédito ou crediário

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.