Muitas vezes preenchemos um cartão de crédito sem nos importarmos se aquele cartão se encaixa devidamente ao nosso perfil de consumidor. Acontece também, às vezes, de o consumidor se perder na hora de escolher o cartão ideal para as suas necessidades, não sabendo identificar ao certo as diferenças entre eles. Existem tipos diferentes de cartões de crédito que se adequam mais a cada tipo de cliente, no que diz respeito, principalmente, à renda mensal.

Modelos de Cartão de Crédito

Tipos de Cartão
Como escolher o cartão mais indicado ao seu perfil

Basicamente, são quatro tipos diferentes de cartão, com nomes que variam de acordo com o banco emissor e a bandeira:

  • Nacionais/locais: aceitos apenas no Brasil, possuem anuidades e limites menores e, na maioria das vezes, somente a função crédito, embora alguns ofereçam alguns benefícios. Normalmente, quem contrata esse tipo de cartão são clientes de baixa renda.
  • Internacionais: aceitos no Brasil e no exterior, possuem anuidades mais caras por serem oferecidos alguns benefícios, sendo também possível efetuar saques no exterior mediante pagamento de tarifas, embora não sejam cobrados juros.
  • Gold: aceitos no Brasil e exterior, são mais diferenciados que os cartões internacionais e têm limites e anuidades bem mais elevados.Os benefícios estão relacionados aos serviços oferecidos no exterior e variam de instituição para instituição.
  • Platinum ou Black: são ainda mais diferenciados que o Gold, concedidos apenas a clientes que possuem muita movimentação financeira em conta e os benefícios e custos são maiores.

Diferença entre os Cartões

Como podemos perceber, os custos de cada tipo de cartão varia muito de acordo com os benefícios e serviços oferecidos. Portanto, o melhor a fazer é pensar bastante antes de fazer um cartão e ver o que realmente será usado, para que não exista o risco gastos desnecessários de dinheiro. As modalidades mais simples no caso de quem não tem certeza de que irá usar muitos serviços e produtos e a melhor opção.

Os cartões Gold e Platinum são o “top de linha” dos cartões de crédito. Os encantos de um cartão “premium” podem ser atraentes. Porém, antes de contratar, avalie cuidadosamente se você vai mesmo precisar destes benefícios.

Exemplos:

  • Quem viaja muito: necessário o cartão internacional;
  • Quem preza por um atendimento diferenciado: cartão gold.

Modalidades de Cartão de Crédito

Os cartões de crédito também se dividem em cinco modalidades diferentes:

  • Cartão Institucional: emitidos pelo banco no qual o cliente já tem conta, oferecidos no ato da abertura desta. O limite desses cartões depende do saldo em conta e a sua função é múltipla: pode ser cartão de débito, crédito e cartão de banco ao mesmo tempo.
  •  Cartão Corporativo: cartões adquiridos por empresas e fornecidos aos seus funcionários e os gastos ficam no nome da empresa. Esse tipo de cartão facilita as prestações de contas e procedimentos de reembolso, sendo oferecidos apenas por alguns emissores.
  • Cartão Co-branded: reflete uma parceria com empresas associadas e carrega o logotipo dessa empresa e a bandeira, trazendo vantagens específicas ao cliente, como, por exemplo, milhas aéreas e descontos progressivos em compras.
  • Cartão de Afinidade: parceria entre a administradora do cartão e com organizações não-lucrativas, tendo o objetivo de identificar o cliente com a empresa, sendo que este tem o objetivo de contribuir financeiramente com essas organizações. O cliente é sempre informado quanto a como e quanto está a sua contribuição na empresa.
  • Cartão pré-pago: limite determinado pelo associado que credita previamente uma certa quantia no cartão, podendo, assim, se planejar para os seus gastos com o cartão de crédito. Essa modalidade é muito útil, por exemplo, na aplicação da mesada dos filhos.

Pronto. Agora você já sabe o suficiente para pensar algumas vezes antes de fazer um cartão de crédito. Use e abuse do atendimento ao cliente, converse com quem entende. Converse com pessoas diferentes que já possuem cartões e procure opiniões diferentes. Procure saber o que realmente valha a pena, poupando, assim, o seu dinheiro dos gastos desnecessários.