Cartão Não Autorizado, Erro 05. O que fazer?

As maquininhas de cartões podem apresentar diversas mensagens em suas telas, indicando algum erro no cartão, no terminal, operação, etc. Muitas vezes os usuários dos terminais não sabem como lidar com estas mensagens, visto que são vários os códigos existentes. Porém, existem alguns que são mais comuns, como o erro 07, que indica a transação negada. Outro erro que é muito semelhante ao 07 é o 05, que indica a venda não autorizada devido à emissora do cartão.

O erro 05 aparece nos terminais quando a emissora do cartão bloqueia a realização da compra, tanto no débito quanto no crédito, apesar de muitas pessoas não entenderem o significado deste código. Isto pode ocorrer devido ao extrapolamento do limite do cartão ou quando a emissora detecta que a compra é suspeita. Comumente, a compra é classificada como suspeita quando é realizada compras de pequenos valores em intervalos de tempo curtos, dentre outras situações.

Erro 05

Como falamos acima, muitas pessoas não entendem as mensagens transmitidas pelos erros mostrados nas telas das maquininhas de cartões. Porém, existem alguns mais comuns, como o erro 05, que acaba sendo conhecido pela maioria dos usuários dos terminais. Este código indica que a venda não foi autorizada, e recomenda que deve-se entrar em contato com o emissor do cartão.

A venda pode não ser autorizada por alguns motivos, como falta de limite e suspeita de fraude. Este bloqueio é feito por parte da emissora, que identifica algum fator de impedimento para a compra. Este erro pode aparecer nos casos de vendas bloqueadas no crédito ou débito. Abaixo iremos falar sobre algum dos motivos que podem ocasionar o erro 05, confira.

Saiba o que significa o erro 05

O erro 05 indica a transação negada por parte da emissora de cartões.

Limite insuficiente: No caso do crédito, a emissora do cartão pode negar a compra caso o usuário não tenha limite o suficiente no seu cartão para a compra. Assim, o cliente pode solicitar ao banco o limite emergencial de crédito, caso precise. Também, a análise emergencial pode ser contratada como parte do pacote de serviços, para que não ocorra este tipo de situação desconfortável.

Falta de pagamento: Muitos cartões são bloqueados devido à falta de pagamento da fatura, após algum período. Este bloqueio não é feito imediatamente, mas sim após alguns dias, comumente 10. Ainda, é obrigação da emissora notificar o cliente do bloqueio. Nesta situação, para que o cartão seja desbloqueado e você possa continuar a usa-lo, é preciso realizar o pagamento da fatura.

Saldo insuficiente: Da mesma forma que ocorre com o limite insuficiente, quando o usuário não possui saldo para que a compra seja feita, a compra é negada.

Suspeita de fraude: A negação da compra devido à suspeita de fraude pode ocorrer em diversas situações, quando a emissora identifica que pode haver algum uso indevido do cartão.

O banco suspeita de fraude quando há gastos vultuosos em locais indevidos ou suspeitos, como lugares longes de onde o cliente comumente compra. Também, se são feitas compras de pequenos valores em intervalos de tempo curtos, o que indica que algum indivíduo pode estar tentando verificar se o cartão realmente está funciona.

O que fazer?

Quando aparece o erro 05 nos terminais, tanto o comprador quanto o vendedor podem estar em uma situação difícil, pois o pagamento deverá ser realizado de outra forma. Porém, para resolver e também identificar qual foi o problema que causou a negação da compra, é preciso entrar em contato com a emissora do cartão, para que ela possa solucionar a situação ou pelo menos informar o ocorrido.

Provavelmente, quando a compra for negada por algum dos motivos acima, não terá a possibilidade de resolver o caso de forma imediata. Logo, será preciso realizar o pagamento por meio de outro método, algo que deve ser sugerido pelo lojista ou o indivíduo que está realizando a cobrança, para que ele não perca a venda.

 


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