Cartão Vencido- O Que Fazer?

É sempre muito importante estar atento aos cartões, sejam estes de crédito ou débito. Isso porque podem ocorrer danos com os chips ou tarjas magnéticas dos cartões, que os tornam impossibilitados de serem utilizados. Estas avarias podem impedir que os cartões funcionem, ao serem inseridos nas máquinas de cartões. Também, é importante mencionar que todos os cartões possuem uma data de validade, a qual deve ser dada a devida importância.

Quando o plástico vence, o cartão perde a sua funcionalidade, e não é mais possível realizar compras com ele. Por isto, os usuários podem tomar grandes sustos ao irem até um estabelecimento e se depararem com a transação negada.

Comumente, os bancos e empresas emissoras dos cartões irão enviar um novo plástico, com uma nova data de validade, antes que o cartão antigo vença. Porém, caso isto não aconteça, ligue para o seu banco, utilizando o número impresso atrás do seu cartão, e solicite um novo cartão.

Cartão Vencido

É necessário sempre estar atento ao seu cartão, para que não passe por situações desagradáveis e inesperadas. Por exemplo, muitas pessoas têm a sua transação negada, ao tentarem realizar uma compra em um estabelecimento, mesmo com saldo na conta ou crédito disponível.

E, isto pode ocorrer quando o plástico do cartão estiver vencido. Quando o cartão vence, ele será impossibilitado de ser utilizado, seja para compras online ou físicas. Isso porque o plástico é bloqueado para o seu usuário. Caso o seu cartão tenha vencido, não tente o utilizar, visto que ele não irá funcionar. É necessário, a partir da data de vencimento, desbloquear e começa a utilizar o novo cartão que o seu banco lhe enviar.

Data de vencimento do cartão.

Sempre fique atento à data de vencimento do cartão, que se localiza abaixo do número deste.

Como mencionado, comumente, os bancos e outros emissores já se planejam acerca deste assunto. Eles enviam novos cartões para os seus clientes, sem que este tenha que solicitá-los, antes que o antigo vença. Assim, o cliente não ficará impossibilitado de movimentar a sua conta ou utilizar o crédito para realizar compras.

Caso perceba que a data de vencimento do seu cartão está chegando e ainda não recebeu um novo, ligue para a Central de Atendimento, cujo número está no verso do plástico, e solicite o envio. Isto também pode ser feito depois do vencimento.

Por que o cartão foi bloqueado?

Como mencionamos, o cartão pode ser bloqueado ou ser desativado após o seu vencimento. Porém, também existem diversos outros motivos para que isto ocorra, como atraso no pagamento da fatura, suspeita de fraude por parte do banco, compras atípicas, encerramento da conta pelo titular, dentre outros motivos. Por isto, é preciso entender qual o motivo que ocasionou o bloqueio, para que este seja solucionado rapidamente.

Quando o banco detecta transações vultuosas, que foram realizadas em locais distantes ou mesmo atípicas para o cliente, ele pode realizar o bloqueio do cartão, devido à suspeita de fraude. No caso de movimentações em locais distantes, o cartão pode ser bloqueado imediatamente, pois a instituição identifica que a fraude foi clara. Por exemplo, quando o cliente mora e está no Brasil, mas foram realizadas compras com seu cartão no México.

Ademais, este bloqueio imediato também pode ocorrer quando ocorrem pequenas transações, em intervalos de tempo curtos. Isso porque muitos indivíduos que realizam a fraude de cartões os testam, antes de realmente utiliza-los de fato.

E, como falado, o não pagamento da fatura também pode ocasionar o bloqueio. Comumente, as instituições esperam cerca de 10 dias para bloquear o cartão, e sempre avisam o cliente, seja por telefone ou mensagens de texto. Assim, ele tem a ciência de que seu cartão está sendo bloqueado por um certo motivo.


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