Atrasar a fatura do cartão é algo que pode ser muito prejudicial, devido aos altos juros que incidem sobre o valor total. Por isto, a maioria dos usuários de cartões de crédito se preocupam e prestam atenção à data de vencimento da fatura. Visto isto, para as pessoas que pagam o cartão de crédito por meio da fatura física, o atraso desta pode ser algo muito preocupante.

Muitas empresas ainda enviam aos seus usuários as faturas físicas, com boleto e código de barras para que seja pago o valor total. Porém, o envio do papel pode atrasar, ultrapassando até mesmo a data de vencimento da fatura. Quando este atraso ocorre, é necessário entrar em contato com a empresa, solicitando o envio da fatura. Isto pode ser feito pela Central de Atendimento.

Porém, é muito importante ter em mente que atualmente, a maioria, senão todos, dos bancos e instituições financeiras que oferecem cartões de crédito possuem aplicativos e plataformas online para que os clientes também possam acessar a fatura virtual, caso a física atrase. Visto isto, mesmo que a fatura física atrase, isto não justifica o não-pagamento da fatura.

Fatura atrasada

Muitas vezes, a fatura física do cartão de crédito pode atrasar, seja pelo atraso de emissão ou de entrega. E, isto pode prejudicar certas pessoas que preferem realizar o pagamento da fatura fisicamente, utilizando o papel e o código de barras impresso no boleto.

Quando este atraso ocorre, o cliente pode entrar em contato com o banco, a fim de solicitar o envio da fatura que está em atraso. Isto pode ser feito por meio da Central de Atendimento do banco. Comumente, o número de contato fica impresso no verso do cartão.

Porém, caso a fatura física esteja com um atraso muito grande e já esteja chegando a data de vencimento do documento, é preciso realizar o pagamento da fatura de outra forma. Atualmente, praticamente nenhum banco utiliza apenas este meio físico para que o cliente acesse e pague os seus gastos.

Saiba como obter a sua fatura, mesmo com atraso.
Saiba como obter a sua fatura, mesmo com atraso.

A maioria das instituições possuem aplicativos próprios ou utilizam plataformas online, como o Internet Banking. Assim, mesmo que a fatura física esteja em atraso, o cliente pode acessá-la utilizando dispositivos móveis ou computadores. Também, pode-se recorrer aos caixas de autoatendimento, atendimento presencial com o gerente ou central de atendimento. Confira abaixo todas as possibilidades de pagamento.

Aplicativos e Internet Banking: A forma mais prática de obter a fatura virtual é pelo aplicativo do banco ou pelo Internet Banking. Pelo aplicativo, basta realizar o download do programa em um dispositivo móvel, seja Android ou IOS, e realizar o login. Caso não possua o cadastro, será necessário realiza-lo e autentica-lo em um caixa eletrônico.

Tanto no aplicativo quanto no Internet Banking acesse, no menu, a opção “Faturas”. Depois, provavelmente irá aparecer um botão indicando o pagamento. Caso possua a conta corrente no mesmo banco que forneceu o cartão, pode-se realizar o pagamento pelo mesmo aplicativo. Se não tiver uma conta-corrente, copie o número do boleto.

Caixa Eletrônico: No caixa eletrônico, também é possível realizar o pagamento da fatura. Acesse a opção “Cartões de crédito”, no menu, e depois “Fatura”. Será preciso levar o seu cartão de crédito para realizar a operação.

Central de Atendimento: Como mencionado, no verso do cartão de crédito há um número da Central de Atendimento. Ligando para este número 0800, também é possível solicitar a fatura digital para o atendente, que irá a enviar para o e-mail que indicar.

Gerente: Praticamente todos os assuntos relativos ao seu cartão, incluindo a obtenção da fatura, podem ser resolvidos com o gerente de contas da instituição. Por isto, caso realmente deseje a fatura impressa, há a possibilidade de ir diretamente até a agência e solicitá-la.