O Que Fazer Com Cartão Que Parou de Funcionar?

Os cartões  são ferramentas muito úteis no dia-a-dia. Eles possibilitam realizar compras online mundialmente, de bens de maior valor agregado, dão ao usuário um prazo maior de pagamento, que comumente é de até 40 dias, movimentam contas, possibilitam saques, pagamentos, etc. Porém, é preciso que o usuário do cartão tenha cuidado com ele, visto que esta ferramenta é apenas um plástico, que pode ser danificado de diversas formas.

E, quando o cartão sofre avarias, ele pode parar de funcionar, impossibilitando movimentações. O cartão pode parar de funcionar devido a muitos danos, como os que ocorrem com os chips, tecnologia contactless ou na tarja. Estas avarias podem ser ocasionados por água, amassados, arranhões, dentre outras questões. E, os cartões também podem parar de funcionar devido à bloqueio do banco e cancelamento do plástico.

Quando isto ocorre, o usuário do cartão deve procurar pelo banco, por meio da Central de Atendimento ou por outro método, e solicitar um novo plástico. Em algumas instituições, o envio de uma segunda via é gratuito, e, em outras, pago.

Por que o cartão parou de funcionar?

Os cartões podem parar de funcionar por diversos motivos. E, os principais se relacionam aos danos físicos, pois os cartões são feitos apenas de plástico, um material extremamente frágil. Estas ferramentas possuem tarjas, chips e também tecnologia contactless, que podem ser avariadas por água, amassados, arranhões, fogo, etc.

Os cartões com chip, por exemplo, caso sofram danos, são impossibilitados de realizar saques, pagamentos e outras movimentações, pois não será possível reconhecer as informações e a operação não será finalizada. E, se as tarjas forem arranhadas ou desgastadas, isso também impossibilita que os cartões sejam lidos por maquininhas.

Saiba porque os cartões podem parar de funcionar

Os cartões podem parar de funcionar devido a danificação do chip.

Os cartões podem perder o magnetismo, o que também os invalida. O magnetismo pode ser perdido, por exemplo, caso o plástico fique sempre perto de celulares, microondas, dentre outros objetos que emitem ondas.

Ademais, os cartões também podem parar de funcionar devido à um bloqueio do banco. Estes bloqueios são feitos, comumente, quando o emissor do plástico suspeita de fraude, clonagem ou outras ações ilícitas. E, caso o indivíduo cancele a sua conta vinculada ao cartão, também ocorre a mesma situação, em que o plástico para de ser útil e funcionar.

O que fazer?

Quando o cartão para de funcionar, é preciso que o indivíduo entre em contato com o banco para obter uma segunda via. Isto pode ser feito pelas Centrais de Atendimento, na própria agência bancária, pelos aplicativos ou Internet Banking. Por meio da Central de Atendimento, pode-se apenas solicitar a segunda via, e ela comumente irá chegar em até 7 dias úteis, facilmente.

Apesar de todas as possibilidades, é recomendado que o cliente compareça a uma agência, portando o cartão que está apresentando problemas. O banco irá testa-lo, e caso realmente não esteja funcionando, devido a danos físicos, a instituição irá providenciar um novo plástico. Caso a solicitação seja feita diretamente na agência, o cliente pode obter o seu novo cartão imediatamente, o que é mais efetivo.

Em alguns bancos, a emissão de segunda via é gratuita, e, em outros, é um serviço pago. Comumente, a emissão só é gratuita para o indivíduo caso ele tenha perdido o seu cartão por meio de roubo ou furto, o que não é a situação.

Se o cartão não estiver funcionando devido à cancelamento da conta, não será possível emitir outro, visto que a conta não existe. Comumente, o titular do cartão irá perceber esta situação, mas os possuidores dos cartões adicionais podem apenas achar que o plástico parou de funcionar.

Abaixo, para facilitar a sua obtenção de segunda via, iremos falar sobre os números das centrais de atendimento dos principais bancos.

Banco do Brasil – 0800 729 0722

Caixa Econômica Federal – 0800 726 0101

Santander – 0800 726 0322

Bradesco- 0800 704 8383


RSS por email

Deixe sua opinião “O Que Fazer Com Cartão Que Parou de Funcionar?

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.