Cheque Administrativo – Como Funciona e O que é?

O cheque serve como uma garantia, se trata de uma ordem de pagamento ao portador. Entretanto, o cheque não é uma garantia de pagamento, visto que muitos cheques podem e são devolvidos por falta de fundos. Justamente, por este motivo, o cheque administrativo foi criado, para garantir que possua fundos para que o pagamento seja efetivado.

O cheque administrativo é fornecido pelo banco já com o valor de pagamento discriminado e aprovado. Assim, não há a possibilidade do pagamento não ser efetivado. Ele pode ser obtido no caixa eletrônico ou diretamente com o seu gerente de conta. Abaixo iremos falar mais sobre esta forma de pagamento, confira.

Cheque Administrativo

Antes de entender o que é um cheque administrativo é preciso saber como funciona um pagamento com cheque e quais os tipos. O cheque administrativo é apenas uma das formas de se emitir este documento. Confira abaixo.

Cheque ao Portador: Significa que pode ser recebido por qualquer pessoa que esteja de posse do cheque, se o valor for superior a R$ 100,00. Deve-se inserir somente a data e o valor a ser pago.

Cheque Nominal: É justamente o cheque que não é ao portador, ou seja ele possui o nome do beneficiário, que pode ser pessoa física ou jurídica.

Cheque endossado: Após um cheque estar nominativo ele pode ser depositado ou sacado por outra pessoa, desde que endossado. O endossamento é quando o beneficiário preenche o nome de um novo beneficiário, e assina atrás da folha de cheque.

Cheque Cruzado: Trata-se de um cheque que não pode ser sacado diretamente no caixa do banco, ele deve ser depositado em uma conta bancária. Para cruzar um cheque basta fazer dois riscos paralelos na diagonal na frente do cheque.

Cheque pré-datado: Por lei um cheque é uma ordem de pagamento à vista, mas algumas pessoas costumam colocar no cheque uma data para que ele seja descontado, pré datando o cheque para quando supostamente terá fundos para pagá-lo.

Agora que você já entendeu alguns conceitos do cheque poderá entender como funciona o cheque administrativo. O cheque administrativo é diferente dos cheques tradicionais ditos acima por várias razões.

A primeira e mais importante é que um cheque administrativo não pode ser preenchido pelo pagador em uma folha de cheque liberada pelo banco, como acontece com o cheque convencional. O cheque administrativo é impresso e preenchido pelo banco, que garante o pagamento do mesmo. Como que o banco faz isso? Ele guarda esse valor em uma conta própria do banco até que o cheque seja descontado.

Portanto ao solicitar um cheque administrativo, imediatamente já se deve dispor do valor seja em dinheiro ou na sua conta corrente. Ao beneficiário do cheque administrativo fica a garantia de recebimento, que é dada pelo banco.

Assim, o cheque administrativo é sempre nominal e nunca ao portador. Ademais, ele funciona como um cheque cruzado e deve sempre ser depositado. Também, o cheque administrativo, ao contrário do que muitos pensam, pode sim ser endossado. Entretanto, se ele for emitido na modalidade “não a ordem”, não poderá.

Saiba como funciona o cheque administrativo.

O cheque administrativo é um cheque emitido pelo banco, com valor já descriminado.

Como solicitar o cheque administrativo?

O cheque administrativo deve ser solicitado em uma agência bancária, de preferência na que você possui uma conta. Porém, o cheque administrativo não precisa ser solicitado em banco onde você possui conta, mas alguns bancos têm o direito de realizarem somente para seus clientes.

Uma outra questão é que se for correntista daquele banco, o pagamento será realizado com fundos de sua própria conta sem a necessidade que você leve o dinheiro em espécie.

Alguns dados não podem faltar ao solicitar um cheque administrativo, como nome completo do beneficiário, banco, agencia e conta corrente do beneficiário ao qual ele fará o depósito do cheque e valor da transação.

Lembrando na solicitação também deve se estar de posse do valor para o pagamento, que ficará garantido em uma conta especial do banco até que seja descontado.

Muitas pessoas e empresas não aceitam cheques convencionais como formas de pagamento, para não correrem o risco de não possuir fundos. E nestes casos, além do cheque administrativo, existem as transferências bancárias. A TED não tem limite máximo, mas existe um limite na conta, o que pode ser um empecilho para o pagamento.


RSS por email

Deixe sua opinião “Cheque Administrativo – Como Funciona e O que é?

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.