O cheque administrativo não é um cheque convencional. Portanto, possui características diferentes e provoca muitas dúvidas de como proceder para o recebimento deste tipo de meio de pagamento. O cheque administrativo trata-se um cheque que pode ser solicitado por qualquer pessoa, e é uma forma de garantir o pagamento a quem recebe.

Quando você recebe um cheque administrativo, portanto, significa que aquele pagamento está garantido a você. Como é um cheque nominal, e o beneficiário deve ser indicado, para o recebimento da quantia é necessário ir ate a agência bancária com documento de identificação com foto e o cheque. Este tipo de ordem de pagamento pode sim ser endossado, caso não seja emitido na modalidade  “não à ordem”. Saiba mais abaixo sobre o cheque administrativo.

Cheque Administrativo

O cheque administrativo é um cheque preenchido pelo banco que o emitiu, que garante o pagamento do mesmo. Ele foi criado justamente com o propósito de evitar que o pagamento não seja honrado. É usado geralmente para pagamento de compras de alto valor como o caso de imóveis, substituindo a transferência e evitando o pagamento em espécie, o que é muito perigoso.

Ao solicitar esta forma de pagamento, é necessário prover do dinheiro já na emissão do mesmo, pois esta será a garantia do banco que fará o pagamento. Também deverá ser informado o nome do beneficiário e seus dados bancários, em que será realizado o depósito do cheque.

Saiba como sacar um cheque administrativo.
O cheque administrativo deve ser creditado no banco, mediante apresentação de documento.

Este documento é sempre nominal, indicando o nome do beneficiário. Porém, ele também pode ser endossado, caso não venha na modalidade “não à ordem”. Para endossar o cheque, o beneficiário deve assinar o verso do documento e escrever por extenso o nome completo da terceira pessoa que irá sacar o dinheiro.

O cheque administrativo pode não possuir fundos?

O cheque administrativo não pode não possuir fundos, e esta é principal característica deste documento. Isto acontece por que quem garante o pagamento é o banco, e uma dos requisitos para que o cheque administrativo seja emitido é o remetente possui fundos.

Ao solicitar um cheque administrativo o pagador já efetua o pagamento à instituição, que guarda o valor em uma conta especial até que ele seja descontado. Desta forma, não há a possibilidade do pagamento não acontecer. Muitas pessoas não gostam e preferem não receber pagamentos em cheques pois é muito comum que ele retorne por não haver na conta do pagador o valor a ser pago, já com o cheque administrativo não existe este risco.

O valor fica reservado pelo banco até o pagamento, e não depende do valor disponível da conta do solicitante.

Como sacar um cheque administrativo?

Um cheque administrativo deve ser depositado. Como é um cheque nominativo, nele constam as informações do beneficiário como também a conta bancária. Estas informações garantem que o pagamento seja realizado a pessoa correta, sendo então um documento seguro para quem recebe e para que oferece.

Assim, como mencionado acima, o cheque administrativo deve ser apresentado no banco, junto ao documento de identificação com foto do beneficiário. Desta forma, ele pode ser creditado na mesma hora.

O cheque administrativo pode ser sustado?

O cheque administrativo não é um cheque convencional e não tem as mesmas características de pagamentos. Com um cheque convencional, o valor sai da conta corrente do pagador, quando o cheque é descontado, e até esse momento ele poderá ser sustado, caso um motivo justo e comprovado para tal.

Sustar um cheque significa tirar a validade de um cheque, para que o dinheiro não seja creditado. Isso pode ser feito em casos de roubo ou suspeita de fraude. Já com o cheque administrativo isto não pode acontecer, o valor já está reservado e em posse do banco ele não pode ser sustado ou enviado contra ordem, o banco garante o pagamento.