Comumente, para abrir uma conta-corrente, os bancos exigem certos documentos, como o de identificação, comprovantes de endereço e de renda. Estes documentos garantem tanto a segurança do indivíduo quanto da instituição, atestando a autenticidade da conta, sua abertura e movimentações. Porém, no que se trata do comprovante de renda, muitos problemas podem surgir. Por exemplo, os profissionais autônomos, que possuem renda variável, precisam atestar sua renda de formas alternativas ao contra-cheque, utilizando extrato de conta bancária, etc.

Ainda, alguns indivíduos não conseguem comprovar renda, seja por não possuir contra-cheque, documentos que servem para o mesmo propósito deste ou renda. Assim, este público deve optar pelos bancos que oferecem a abertura de contas-correntes sem a comprovação de renda, como o Inter. Logo, mesmo sem o comprovante, pode-se abrir uma conta-corrente. Saiba como abaixo.

Conta-corrente sem comprovante de renda

Não são todos os bancos que oferecem a abertura de contas-correntes tradicionais sem a apresentação do comprovante de renda. Isso porque este documento atesta o recebimento mensal de uma certa renda pelo cliente, o que dá segurança a instituição financeira acerca do pagamento de serviços. Temos como exemplo o cheque especial, um crédito pré-aprovado que fica disponível na conta do indivíduo para situações emergenciais. Caso a conta-corrente tenha este serviço aprovado, o banco terá segurança, dentro do possível, de que a dívida será paga.

Em relação aos autônomos, apesar de ser mais complicado destas pessoas apresentarem o comprovante de renda, devido a inexistência dos contra-cheques, ainda é possível atestar a rentabilidade por meio de outros documentos. Tem-se como exemplo o extrato mensal de uma conta na qual o dinheiro do autônomo é depositado todos os meses.

Saiba como abrir a conta-corrente Itau sem comprovante de renda
A conta-corrente do Itaú pode ser aberta sem o comprovante de renda.

Entretanto, em casos como os de autônomos que não têm a possibilidade de apresentarem outros documentos ou de pessoas que não possuem renda, não será possível abrir contas-correntes em bancos que exigem o comprovante de renda. Mas, isso não é um grande empecilho, visto que algumas instituições oferecem a abertura de uma conta tradicional mesmo sem o comprovante.

Abaixo iremos falar um pouco mais sobre as instituições que promovem a abertura destas contas sem o comprovante de renda, confira.

Banco Inter: Temos como exemplo o Banco Inter, um banco digital que tem como produto principal contas-correntes gratuitas e completas. Você pode abrir a sua conta-corrente por meio do site ou aplicativo do Inter, em apenas poucos minutos.

A vantagem acerca do Banco Inter é que ele oferece aos seus clientes a isenção de muitas tarifas, pois este é um banco que não possui custos com agências. Alguns serviços sem tarifas são transferências por meio do QR Code, depósitos por boletos, dentre outros.

Itaú: O banco Itaú também oferece a abertura de conta-corrente sem comprovante de renda. Porém, isso é possível apenas pelo aplicativo. Pessoalmente, o cliente deve apresentar o comprovante de renda com validade de até 60 dias.

A abertura da conta-corrente Itaú pode ser feita pelo app Itaú Abreconta. Basta enviar duas selfies e também foto do documento de identificação. Este pode ser a  RG, a CNH (Carteira de Motorista) ou a RNE (Registro Nacional de Estrangeiro). Depois de ter criado a sua conta, em até 5 dias poderá usa-la.

Bradesco: No banco Bradesco, a conta pode ser pré-aberta sem a necessidade de comprovação de renda. Porém, caso o cliente solicite cheque, crédito especial, financiamentos, dentre outros serviços de crédito.

Você pode realizar a abertura da sua conta por meio do Aplicativo Bradesco, de forma fácil e rápida. Ainda, pelo app recebe-se diversos benefícios, como isenção de tarifas por 1 ano no Pacote de Serviços Classic 1, descontos em produtos e serviços, acesso à internet gratuito, dentre outros.

Ainda, caso queira, pode-se optar por abrir outras contas que não precisam de comprovante de renda, como as contas de pagamento e de depósito. Hoje em dia, os bancos digitais oferecem diversos serviços online, facilitando a vida de quem quer realizar serviços bancários online.