Posso Fazer Estorno de Um Débito? Como?

Na hora de realizar um pagamento com cartão, é muito importante que tanto o atendente quanto o cliente estejam atentos à operação. Diversos erros podem acontecer devido à desatenção, como cobrança de valores indevidos, seja acima ou abaixo do que era o correto, duplicidade do valor, dentre outros. Logo, é imprescindível que os dados sejam inseridos corretamente, para que não aconteçam situações complicadas. Um dos erros mais comuns nas transações com cartões ocorre quando a máquina apresenta algum problema, seja de sinal ou manutenção, e são realizadas duas operações.

Quando algum valor equivocado é cobrado nas transações com cartões, é preciso realizar um estorno. O estorno é um processo que proporciona a devolução de uma quantia que foi creditada ou debitada erroneamente. Ou seja, ele também pode ser realizado nas situações de devolução de mercadoria, e não só quando ocorrem erros. E, como o próprio conceito sugere, pode ser feito de um valor que foi debitado, pagado no débito. Para que isso seja feito o estorno pode-se realizar o procedimento com a própria empresa ou por meio da sua agência bancária.

Estorno de Débito

Muitas pessoas já tiveram a experiência de ter algum valor indevido debitado ou creditado de suas contas. Isso pode ocorrer tanto com os cartões de crédito quanto com as contas-correntes. É comum que tais situações aconteçam, e elas são ocasionadas por erros, fraudes, desatenção na hora das transações, dentre outros motivos.

Os estornos, quando são feitos nos cartões de crédito, devolvem o crédito ao indivíduo. Logo, por exemplo, se foi creditado de sua conta R$ 40,00, esta mesma quantia retorna. E, os estornos nos cartões de crédito não são ocasionados apenas por erros, mas também podem ser feitos devido à devolução de alguma mercadoria.

Saiba como realizar um estorno

Para evitar os estornos, sempre preste muito atenção às operações realizadas com as maquininhas.

Já os estornos no débito são feitos mediante a devolução de uma certa quantia diretamente na sua conta-corrente. Estes estornos são um pouco mais complicados, pois enquanto no caso do crédito foi apenas utilizado um limite disponível no cartão, no débito realmente foi debitado um valor que estava disponível na sua conta-corrente.

Como realizar um estorno?

Para solicitar um estorno no crédito, é necessário entrar em contato com a sua administradora, pela Central de Atendimento. Explique a situação, e comumente a empresa irá lhe reaver o limite em  até três dias úteis. Ademais, o estorno de crédito também pode ser feito por meio das próprias máquinas de cartões.

No caso do estorno no débito, é preciso que o indivíduo lesado entre em contato com a agência bancária responsável e comunique o ocorrido. É importante que mantenha todos os comprovantes das operações feitas, e que também tenha como atestar a operação feita de forma indevida. O valor retornará para a sua conta por meio do depósito bancário. O prazo de recebimento é um pouco maior, de sete dias.

Evitando os estornos

Apesar das operações do estorno serem usualmente simples, elas podem representar alguma complicação. Os prazos de estorno podem prejudicar o indivíduo, caso necessitem do limite do cartão ou valor que foi cobrado indevidamente para quitarem compras ou dívidas. Logo, o mais indicado é que os indivíduos tentem evitar que aconteçam erros, evitando assim também que necessitem de estornos.

Recomenda-se prestar muito atenção nas compras, tanto online quanto presenciais. Sempre confira se o valor que será cobrado está certo. Caso seja necessário, some todos os itens que está adquirindo e compare o seu resultado com o valor final.

Além disso, no que se tange às maquininhas de cartões, caso apresentem erros, nunca repita a operação antes de se certificar de que a compra já não foi debitada. Uma boa maneira de observar se o valor já não foi cobrado é ter em mãos o aplicativo do banco. Em casos de perca de sinal, após o indivíduo ter inserido a sua senha, é comum que a operação seja debitada da mesma forma.


RSS por email

Deixe sua opinião “Posso Fazer Estorno de Um Débito? Como?

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.