Menor de Idade Pode Ter Conta Corrente?

Hoje em dia, ser bancarizado é uma necessidade para todos, visto que diversas transações são realizadas de forma eletrônica. Ademais, possuir uma conta em bancos possibilita que o indivíduo possa obter serviços que facilitem a sua vida, como empréstimos, financiamento, dentre outros. Ao possuir uma conta-corrente, o titular poderá usufruir dos aplicativos bancários, efetivando transferências, como a Transferência Eletrônica Disponível e o Documento de Ordem de Crédito, realizando pagamentos de boletos, etc.

Porém, não são somente as pessoas maiores de idade que necessitam de abrir contas-correntes, os indivíduos menores também. E, para que estes possam abri-las, precisam ser representados ou assistidos pelo pai, mãe ou responsável legal. Não existe idade mínima para a abertura da conta, porém serão solicitados documentos tanto dos titulares, menores, quanto dos representantes.

Conta-corrente para Menores

Atualmente, as contas-correntes são necessárias a todos os indivíduos que possuem uma vida financeira ativa, para que possam realizar transferências, compras no cartão, depósitos, etc. E, muitas vezes, estes indivíduos não são apenas pessoas maiores de idade, mas também menores, que necessitam dos serviços bancários.

Não existe idade limite para que as contas-correntes sejam abertas, mas as pessoas menores de idade precisarão de apresentarem documentos adicionais. Menores de 16 anos devem ser representados pelos pais ou por um tutor nomeado legalmente. Já os menores que possuam entre 16 e 18 anos, devem ser assistidos pelo pai, mãe ou tutor.

Saiba quais são as contas ideais para menores de idade.

A Click Conta Bradesco é uma conta destinada para o público que possui entre 11 a 18 anos.

Assim, para a abertura de conta são solicitados, além do documento de identificação com foto e CPF, certidão de nascimento para menor que esteja sendo representado ou assistido e mandato de tutela ou curatela, se for o caso.

Ainda, além da abertura de conta presencialmente, também é permitida a abertura de contas digitais. Por exemplo, no caso do banco Inter, será identificado no aplicativo que o solicitante é um menor, por meio da data de nascimento. Então, serão solicitados, além do documento pessoal do menor, o documento de identificação do responsável legal, em fotos de frente e verso.

Também, o comprovante de endereço poderá ser enviado no nome do responsável legal, visto que o menor não deve possuir nenhuma conta em seu nome. Já o cartão de assinatura será assinado apenas  pelo responsável quando o indivíduo tiver menos de 16 anos. A partir desta idade, tanto o responsável legal quanto o menor deve assina-los. A selfie enviada deve ser do menor de idade.

Contas exclusivas para jovens

Algumas conta são exclusivas para jovens, o que facilita a abertura. Temos como exemplo a BB Conta Jovem, destinada a quem ainda não entrou para a universidade e tem entre 12 e 21 anos incompletos. Esta é uma conta individual, que possui cartão e cheque.

Para abrir a BB Conta Jovem é necessário apresentar a carteira de identidade e CPF, originais, do titular e também a carteira de identidade e CPF do responsável, além do comprovante de residência emitido nos últimos 90 dias. Segundo o site do Banco do Brasil, se o titular for maior de 16 e menor de 18 anos, ele deve assinar o contrato de abertura da conta junto com o responsável legal. Agora, se for menor de 16 anos, apenas o responsável legal deve assinar o contrato de abertura de conta e demais documentos.

Outro exemplo de conta que pode ser aberta sem burocracia por menores é a Click Conta Bradesco, criada para o público que possui entre 11 e 18 anos. Com esta conta, o indivíduo recebe o Cartão Click Conta Bradesco Elo, que pode ser usado para gastos do dia-a-dia como cinema, lanchonetes, etc. Ademais, pode-se usar também o aplicativo para recarregar seu pré-pago, consultar saldos, pagar contas e fazer transferências.

Ainda, todos os meses os indivíduos recebem a mesada programada, no dia combinado. Desta forma, o valor da mesada entra direto na sua Click Conta. Caso o titular já tenha 16 anos, ele pode obter um Talão de Cheques. São dez folhas gratuitas, por mês, para pagar suas contas. Na Click Conta o seu dinheiro ainda rende, por meio do CDB e poupança.

Para abrir a Click Conta é preciso apresentar o RG, CPF e comprovante de residência do responsável legal. Do menor, é preciso apresentar a certidão de nascimento ou RG e CPF.


RSS por email

Deixe sua opinião “Menor de Idade Pode Ter Conta Corrente?

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.