Quais as Diferenças Entre Conta Corrente e Conta de Pagamento?

Hoje em dia, diversas fintechs oferecem no mercado contas de pagamento. Elas são fáceis de serem obtidas e, muitas vezes, até mesmo geram rendimentos para os seus usuários, como a NuConta. Porém, muitas pessoas ainda não conhecem esta modalidade de conta, e podem se sentir receosas de colocar o seu dinheiro e economias em contas de instituições que ainda são relativamente novas no mercado.

A maioria dos indivíduos que têm contato com bancos já estão familiarizados com as contas corrente, disponibilizadas pelos bancos tradicionais. Logo, o meio mais fácil de conhecer as contas de pagamento é comparando estas com as famosas contas corrente.

A principal diferença entre estas contas é que a de pagamento somente está autorizada a realizar pagamentos, como o nome indicada, não podendo conceder empréstimos e linhas de crédito. Abaixo, saiba mais sobre estas contas e as diferenças entre elas.

Conta Corrente x Conta de Pagamento

É muito importante que os indivíduos interessados em obter uma conta saibam diferenciar uma conta de pagamento de uma conta corrente. Isso porque são duas modalidades distintas de contas, que apresentam diferentes funcionalidades. Assim, é necessário conhecê-las detalhadamente para que o indivíduo realize a uma escolha consciente, de acordo com as suas necessidades.

A conta corrente é aberta em um banco comercial, enquanto a conta de pagamento é comumente oferecida pelas fintechs, outras empresas, não-bancárias, que possuem a autorização para realizarem e oferecem serviços de pagamento e conta, de acordo com a Lei 12.865 de 2013.

Saiba como funcionam as contas de pagamento

As contas de pagamento podem apenas realizar pagamentos, como o nome indica, inclusive de boletos.

Logo, como pode-se perceber, as contas de pagamento apenas realizam serviços de pagamento, não possuindo permissão para serviços privativos. Elas foram criadas para aumentar e melhorar a competitividade entre os bancos, permitindo que outras empresas realizem algumas operações.

Ainda, enquanto o saldo das contas-corrente são altos e sem limites, as contas de pagamento podem ter apenas saldo menor ou igual a cinco mil reais, de acordo com as normas divulgadas e determinadas pelo Banco Central.

As contas corrente, basicamente, são mais completas e proporcionam aos clientes realizar diversas operações, que vão além dos pagamentos tradicionais. Por meio destas contas, os indivíduos podem obter empréstimos e também outras linhas de crédito.

Outra diferença é que, nas contas de pagamento, o dinheiro do cliente pode ser aplicado apenas em títulos públicos ou utilizado para depósito em conta do Banco Central. Já o dinheiro das contas-corrente pode ser aplicados de forma livre, sem quaisquer restrições.

Ainda, reconfirmando, as contas corrente são oferecidas apenas pelos bancos tradicionais, como o Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, etc. Já as contas de pagamento podem ser o Paypal, PagSeguro, Google Wallet, Mercado Pago e Payoneer.

Ainda, algumas contas de pagamento podem ser confundidas com as correntes, devido à algumas operações oferecidas, como realização de TED, pagamento de boletos, etc. Tem-se como exemplo a NuConta. Mas, é sempre bom ter em mente que esta não é uma conta corrente comum.

Quais são as vantagens e desvantagens?

A grande vantagem da conta corrente é que esta modalidade oferece diversos serviços e possibilidade de realizar operações financeiras além dos pagamentos. Os indivíduos que possuem as contas correntes podem obter empréstimos, financiamentos, etc. Logo, os usuários terão mais opções e poderão usufruir melhor dos serviços bancários.

Porém, uma desvantagem das contas corrente tradicionais é que estas possuem tarifas de manutenção mais altas, o que pode ser desvantajoso para pessoas que necessitam apenas de serviços básicos, como a realização de TEDs e pagamentos de boletos.

Já as contas de pagamento são mais simples de serem obtidas, podendo facilmente ser contratadas pela internet e aplicativos. Logo, esta é uma boa opção para pessoas que desejam obter uma cota rapidamente, sem burocracia.

Ademais, as contas de pagamentos, apesar de simples, oferecem serviços essenciais para o dia-a-dia e também, majoritariamente, não possuem tarifas, sejam estas de manutenção ou relativas à serviços.

 


RSS por email

Deixe sua opinião “Quais as Diferenças Entre Conta Corrente e Conta de Pagamento?

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.