Como Fazer um Depósito Identificado?

Diversas pessoas físicas e jurídicas possuem as contas bancárias muito movimentadas, principalmente aquelas que recebem pagamentos. Devido à este grande volume de valores, é difícil para as empresas identificarem quem depositou um certo valor, o que pode gerar confusão e também prejuízo para a pessoa que depositou a quantia e não se identificou. Para solucionar este problema, existe o depósito identificado, um método de depósito em que o indivíduo que envia o dinheiro pode ser identificado pelo beneficiário em seu extrato.

Realizar um depósito identificado é muito fácil, mas pode ser algo incomum para os que estão acostumados apenas com os depósitos comuns, feitos com envelopes, na parte externa das agências. Estes depósitos identificados podem ser realizados na boca do caixa, pelo internet banking ou aplicativo, ou mesmo pelos caixas eletrônicos. Porém, nem todos os bancos oferecem que os depósitos identificados sejam feitos remotamente. Comumente, são utilizadas identificações numéricas, como CPF CNPJ, ou as alfanuméricas.

Como fazer um depósito identificado?

O depósito identificado é algo muito útil e facilitador tanto para o indivíduo que o está realizando quanto para o que recebe, pois este método facilita que o depósito e quem o realizou sejam identificados com muita praticidade. E, caso o depósito seja relativo à um empréstimo, financiamento ou compra, o pagamento será identificado com muita facilidade, e logo este será dado baixa no sistema da empresa.

Comumente, as pessoas estão acostumadas com o depósito comum, realizados com o envelope nos caixas de autoatendimento no exterior das agências. Muitas vezes, para maior praticidade e rapidez, os depositantes nem mesmo escrevem as informações requeridas nos envelopes, apenas fazem o depósito direto.

Saiba como fazer um depósito identificado.

Para realizar um depósito identificado comumente é preciso ir na boca do caixa.

Mas, apesar do que muitos pensam, o depósito identificado pode ser tão simples quanto o tradicional. Ele pode ser feito no guichê, dentro da agêncian mas muitos bancos também oferecem a opção destes serem feitos pelo internet banking, aplicativo ou em um caixa eletrônico.

A identificação dos depósitos é feita utilizando sequências, de números ou de números e letras. A identificação numérica, e também a mais comum, é que é realizada utilizando apenas números, como CPF, CNPJ, nota fiscal, dentre outros. Já a identificação alfanumérica também possui letras, e é um certo sistema de codificação que combina as letras do alfabeto com números e códigos. Este tipo de identificação é utilizado para que a empresa ou pessoa que receber o depósito possa identificar o nome do depositante.

Pode-se realizar depósitos identificados com cheque e dinheiro. Mas, o método de pagamento comumente irá depender da empresa que está o aceitando. Como muitas empresas utilizam o depósito identificado para manterem os seus pagamentos e recebimentos em dia, elas podem optar se irão ou não aceitar cheques.

Para que possa realizar um depósito identificado, é preciso ir até a agência do banco no qual quer efetuar a operação. Entre na agência e aguarde a sua vez no atendimento do caixa. Solicite o atendente um depósito identificado e o informe valor que será depositado, número da conta e agência na qual deseja depositar. Depois, forneça a identificação numérica ou alfanumérica, de acordo com o que é utilizado pela beneficiário.

Pelo terminal de autoatendimento, coloque o dinheiro ou cheque no envelope adequado e o preencha com as informações solicitadas. Depois, já no caixa, selecione a opção “Depósito”, na aba de “Serviços sem cartão”. Após isto, selecione a opção “Depósito Identificado” e forneça todas as informações solicitadas, inclusive a identificação. Este é um método de depósito muito simples, mas, como mencionado, nem todos os bancos possuem esta opção.

Pelo Internet Banking e aplicativos, é ainda mais fácil. Acesse o “Menu” e selecione “Transferências” . Depois, “Depósito identificado” e forneça todos os dados solicitados. Esta opção pode também não estar disponível para todos os bancos, fique atento.


RSS por email

Deixe sua opinião “Como Fazer um Depósito Identificado?

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.