Como Tirar Segunda Via do Comprovante de Depósito ou Transferência?

Porém, e quando perdemos estes comprovantes? Bom, não se desespere, pois é possível obter a segunda via do documento sem muita complicação. Caso você mesmo tenha feito a transferência ou depósito pelo caixa eletrônico, é possível solicitar no terminal mesmo a impressão de outro comprovante. Ainda, no caso de transferência, o internet banking também oferece o histórico de operações. Outra opção é contatar um funcionário da sua agência. Confira abaixo.

Como obter a segunda via?

Primeiro, é importante mencionar que devemos sempre ter muito cuidado com os comprovantes, pois eles são documentos que comprovam operações bancárias. Caso o destinatário do dinheiro possua uma conta bancária muito movimentada e não consiga identificar que o pagamento realmente foi efetivado, isso pode representar um problema.

É recomendado que os comprovantes de pagamento sejam guardados por 5 anos, independente da forma de pagamento que foi utilizada. Por isso, sempre guarde-os em locais limpos, sem muita umidade e de forma organizada. Isso evita muita dor de cabeça e possíveis percas.

Porém, caso você tenha perdido o seu comprovante de depósito ou transferência, não se preocupe. Hoje em dia a maioria dos bancos oferecem serviços eletrônicos, para que você obtenha a segunda via dos comprovantes. Por isso, talvez você nem mesmo tenha que sair da sua casa.

Saiba como obter a segunda via dos comprovantes.

Você pode obter a segunda via dos comprovantes pelo Internet Banking ou aplicativos, como o do Banco do Brasil.

Por exemplo, o aplicativo do Banco do Brasil fornece aos seus clientes a possibilidade de obter e fazer o download da segunda via dos comprovantes em PDF. Isso vale tanto para operações feitas em caixa eletrônico quanto para realizadas na internet.

Basta acessar o aplicativo e seu extrato bancário. Ali estarão descriminados todas as operações que foram feitas na conta em questão, como saque, depósitos, transferências, dentre outros. Clique em “Extrato Total” e localize o dia e o valor sobre o qual você deseja obter o extrato. Clique na seta ao lado do valor  baixe o comprovante em forma de PDF.

É importante mencionar que todos os bancos tem como obrigação, conforme determinado pelo Bacen, fornecer ao cliente a segunda via dos comprovantes de depósito e transferência. Ainda, este processo também não pode ser dificultado.

Caso o seu banco não disponibilize o comprovante pelos aplicativos ou internet banking, considere ir até o caixa eletrônico ou mesmo contatar o gerente de conta da agência em questão. Estes dois procedimentos são, usualmente, sem complicações e feitos de forma rápida e eficiente.

Contudo, comumente estas operações estarão disponíveis no seu extrato completo da conta. Caso você não saiba como obter o seu comprovante, contate a ouvidoria do seu banco e peça informações sobre o processo. Ainda, peça informações, caso queira obter o seu comprovante pelo caixa eletrônico, à um dos funcionários da agência.

O banco se recusa a fornecer a segunda via, como proceder?

Reforçando, como falamos acima, é obrigatório que o banco forneça ao cliente o comprovante, sem dificultar o processo de forma alguma. Porém, pode acontecer dos bancos se recusarem a fornecer este serviço, violando a lei.

A forma mais correta de se proceder é, primeiramente, reunindo todo o material que comprova as suas tentativas de obter o comprovante. Anote os números de protocolo dos atendimentos, dentre outras informações úteis. Ainda, imprima o seu extrato bancário, afim de indicar os valores que foram debitados de sua conta, referentes ás transferências e depósitos feitos.

Após isso, você pode entrar em contato com o Procon da sua cidade e abrir uma reclamação acerca deste assunto.


RSS por email

Deixe sua opinião “Como Tirar Segunda Via do Comprovante de Depósito ou Transferência?

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.