Depósito com Envelope Não Caiu na Conta, Como Resolver?

Caso queira utilizar um envelope para depósito, é possível inserir neste cheques para compensação, para custódia e dinheiro. Basta ir até o banco, colocar a quantia que deseja no envelope, menos por meio de moedas, e inseri-lo no caixa eletrônico, de acordo com as instruções dadas. São utilizadas diferentes cores para identificar os envelopes de cheques e de dinheiro, e por isso é necessário ficar atento. Na parte exterior no envelope é preciso preencher os dados requeridos, e a quantia inserida nele não deve ultrapassar os limites.

Ainda, além dos limites de valores, o depósito possui limites de horários para que sejam efetivados. Eles devem ser depositados antes das 16 horas para que sejam recolhidos pelo banco no mesmo dia. Os depósitos por envelopes com dinheiro podem demorar até dois dias úteis para serem efetivados, enquanto os com cheque, até 4 dias, pois devem ser conferidos pelos funcionários individualmente. Porém, caso o dinheiro não caia na conta após este prazo, é preciso procurar o banco para entender o ocorrido.

O dinheiro não caiu na conta, o que fazer?

Como mencionado, o depósito com envelope possui um certo prazo para ser efetivado, que pode ser de até dois dias úteis, no caso de dinheiro. No que se tange aos cheques, a compensação pode demorar até 4 dias úteis. Porém, comumente, ele cai na conta no mesmo dia em que é depositado, caso a operação tenha sido realizada antes das 16 horas. Entretanto, caso este prazo passe, e o dinheiro não caia na conta, é preciso estar atento e entrar em contato com o banco. Isso pode ser feito por meio da Central de Atendimento ou mesmo pela Ouvidoria.

Existem diversos motivos pelos quais o depósito pode não ter sido efetivado, como os erros no preenchimento do envelope, existência de notas falsas ou mesmo o ultrapasse do limite determinado para depósito. Então, caso o dinheiro não tenha caído na conta, entre em contato com o banco, pois algum destes erros podem ter ocorrido. É importante que guarde o comprovante de depósito, para que assim possa apresenta-lo para o banco. Ademais, pode ser um erro do banco. Iremos falar mais sobre cada possibilidade abaixo.

Saiba o que fazer quando os depósitos com envelope não caem na conta.

Saiba o que fazer quando os depósitos com envelope não caem na conta.

Erro nos dados: No caso dos erros com os dados, estes podem ser relativos tanto aos escritos à mão, no envelope, quanto aos que foram inseridos no terminal de autoatendimento. Assim, o banco não consegue identificar quem será o beneficiário, ou o dinheiro acaba sendo enviado para uma conta errada, e outra pessoa acaba o recebendo. Isto também pode ocorrer com transferências.

Caso o banco não tenha encontrado um beneficiário, ele irá reter o dinheiro até que o depositante entre em contato ou ele seja encontrado. Entretanto, caso o dinheiro tenha caído em uma conta errada, é preciso entrar com um pedido de estorno no banco. Converse com o atendente, mostre os comprovantes e peça o estorno do dinheiro.

Limite de quantia ou notas excedido: Caso o limite das notas ou quantia de depósito tenha sido excedido, o banco irá reter o dinheiro e entrará em contato com o depositante, caso tenha essa possibilidade por meio das informações do envelope. O limite para depósito em dinheiro é de R$ 5.000,00, permitindo até 50 notas. No caso de cheques, são permitidos 50 cheques em um mesmo envelope, e R$ 50.000,00. Nestes casos, porte-se assim como as situações anteriores, contatando o banco.

Notas falsas: Como falamos, os funcionários dos bancos checam todas as notas, envelopes e valores que são depositados. Quando são encontradas notas falsas nos envelopes, o banco as retém, e pode até mesmo entrar com um processo contra o depositante. Porém, a pessoa que depositou as notas falsas pode até mesmo não saber desta questão.

Erro do banco: O banco também pode ter cometido algum erro, ocasionando o desaparecimento do envelope, por exemplo. Nestas situações, é muito importante que o depositante consiga comprovar que a operação foi feita corretamente. Isso pode ser feito por meio do comprovante emitido pelo próprio terminal de autoatendimento, pelas filmagens das câmeras de segurança do banco, dentre outras documentações.

Caso o banco se recuse a devolver o dinheiro ou realizar o depósito corretamente, o cliente pode entrar com uma ação no Juizado Especial Cível, gratuitamente.  Neste juizado, pode-se resolver causas menores, sem a presença de um advogado, caso a restituição seja até 20 salários mínimos.


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