O Que Fazer com Dinheiro em Envelope de Cheque? E Cheque no Envelope de Dinheiro?

Existem dois métodos para inserir dinheiro em uma conta bancária tradicional, que são as transferências bancária, por TED e DOC, e os depósitos com envelope. As transferências são transações que podem ser feitas pelo Internet Banking, terminais de autoatendimento, aplicativos, dentre outros locais. Para realiza-las, é preciso apenas ter os dados da conta para a qual o dinheiro será enviado. Já os depósitos são feitos nos caixas eletrônicos dos bancos.

Para realizar um depósito, é preciso inserir o dinheiro ou cheque dentro do envelope, de acordo com o tipo deste, e escrever as informações referentes à quem está depositando a quantia. Existem dois tipos de envelopes, os para depósito de dinheiro e os que servem para depósito de cheques. Porém, muitas pessoas fazem confusão na hora de realizarem os depósitos, e acabam trocando os envelopes.

Mas, será que esta troca de envelopes, depositando o dinheiro no envelope de cheque, ou o cheque no envelope de dinheiro, ocasiona algum problema? Bom, na maioria das vezes em que esta  confusão ocorre, a quantia é creditada na conta em que foi depositada da mesma forma. Porém, é preciso evitar que isto ocorra para que não aconteçam estornos, situações em que o dinheiro não é creditado, etc.

Troca de envelopes

Em todas as agências, quando o indivíduo vai realizar um depósito, ele se depara com dois envelopes para serem utilizados. Um é o envelope de cheques, e, o outro, o de dinheiro. E, além de possuírem os nomes, eles também são de cores diferentes, para que os funcionários bancários e os clientes possam os identificar com mais facilidade.

Porém, muitas vezes, os indivíduos que realizam os depósitos trocam os envelopes, depositando cheque no local destinado ao dinheiro ou dinheiro no envelope próprio para cheque. E, isto pode ocorrer por uma confusão ou por falta do envelope apropriado na agência.

Nestas situações, os depositantes comumente têm receio da operação ser rejeitada pelo banco e o dinheiro estornado. Porém, na maioria dos casos, os bancos relevam está troca e efetivam a operação, caso o restante das informações esteja correto. Os funcionários bancários sempre realizam a checagem dos envelopes, das informações e contagem do dinheiro, para se certificarem de que tudo está de acordo.

Envelopes de cheque e dinheiro do Banco do Brasil.

Envelopes de cheque e dinheiro do Banco do Brasil.

Porém, mesmo que a operação seja efetivada da mesma forma, não é recomendado que esta troca de envelopes seja feita, pois pode ocasionar erros. Sempre opte pelo envelope correto, preencha o nome, número de telefone e o valor exato que está sendo depositado. Assim, evita-se transtornos.

Caso você esteja em uma agência em que somente há um tipo de envelope e a troca é inevitável, risque a palavra e escreva o que está sendo realmente depositado. Por exemplo, caso esteja utilizando um envelope para cheque para depositar dinheiro, risque a palavra “cheque” e escreva dinheiro abaixo. Faça o mesmo procedimento caso esteja usando o envelope para dinheiro para depositar o cheque.

Ademais, mesmo que esteja usando um envelope diferente, respeite o limites de cédulas e de cheques por envelope. É permitido depositar apenas até 50 cédulas e até R$5 mil por envelope. E, também há o máximo de R$50 mil e 50 cheques por depósito. Não se esqueça destas limitações na hora do seu depósito, pois eles podem ser um motivo de estorno dos valores.

Como falado, comumente o valor depositado em envelope trocado irá cair sem problemas. Mas, caso a quantia não  seja creditada na conta em até 2 dias úteis, entre em contato com o banco e explique a situação. Tenha em mãos o comprovante de depósito para que possa informar o dia, data e hora em que a operação foi realizada.


RSS por email

Deixe sua opinião “O Que Fazer com Dinheiro em Envelope de Cheque? E Cheque no Envelope de Dinheiro?

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.