Quais os Prazos de Compensação de Pagamentos e Depósitos?

Muitas pessoas, quando realizam certas operações bancárias, têm o costume de acompanhá-las, para se certificar de que realmente o processo foi concluído. E, quando a compensação destas transações bancárias demoram, é comum os indivíduos ficarem apreensivos, pensando o que ocorreu com o dinheiro utilizado. Porém, não é preciso se preocupar, pois as operações bancárias possuem prazos de compensação. Os DOCs (Documento de Origem de Crédito), por exemplo, podem ser compensados em até dois dias úteis, de acordo com o horário que foi realizado.

E, os pagamentos e depósitos, outras operações também muito comuns, também possuem prazos para que ocorra a liquidação e transferência dos fundos. Os pagamentos utilizando boletos podem demorar até 72 horas para serem compensados. Ou seja, 3 dias. Já os depósitos possuem o prazo de compensação variável, de acordo com o local em foi realizado. Por exemplo, o depósito na “boca do caixa”, com o atendente bancário, demora muito menos para ser compensado do que o feito no caixa eletrônico.

Compensação de pagamentos e depósitos

Apesar do que muitos pensam, ao realizar uma operação financeira, seja esta um pagamento, depósito ou transferência, ela não é finalizada na hora. Ou seja, o dinheiro não irá cair para o beneficiário no mesmo momento, muita vezes. Isto porque existe o prazo de compensação, que é um período de tempo para que o banco possa conferir todos os dados, e, depois realizar a liquidação e a transferência dos valores determinados. Logo, demanda-se tempo para que esta operação seja realizada corretamente.

Comumente, utiliza-se o algorismo D + n para indicar em quantos dias o dinheiro estará disponível na conta de quem o irá receber. Para um DOC realizado até às 21 h e 59 m de um dia útil, por exemplo, esta terminologia será D + 1. Ou seja, demorará um dia para que a operação seja compensada.

Conheça os prazos de compensação dos depósitos e pagamentos.

Os depósitos nos caixas eletrônicos possuem prazo de compensação de até um dia.

Pagamentos

O prazo de compensação de pagamentos irá variar de acordo com o meio utilizado para o realizar. Os pagamentos com boleto, que são comuns em compras pela internet, dentre outra situações, demora até 72 horas para ser compensado. Logo, são três dias úteis, desconsiderando, assim, finais de semana e feriados.

Caso seja utilizado o débito online, outro método de pagamento que é muito comum em e-commerces, o dinheiro será debitado diretamente da conta do pagante e todo o processo será concluído em até 10 horas. Logo, esta compensação pode ser até mesmo no mesmo dia. Se for utilizado o cartão de crédito, o pagamento pode ser compensado em até 2 dias úteis após a realização deste.

Por fim, alguns sites também utilizam outros métodos. Por exemplo, o PagSeguro dá a opção do cliente realizar o seu pagamento diretamente com o seu saldo da conta PagSeguro. Neste meio, o pagamento é compensado imediatamente.

Depósitos

No que se trata dos depósitos, o prazo de compensação também irá variar. Isso porque os depósitos podem ser realizados tanto nos caixas eletrônicos, utilizando os envelopes, quando nas “bocas dos caixas”, dentro da agência e com os atendentes.

Muitas pessoas preferem realizar os depósitos nos terminais de autoatendimento, para não enfrentar fila. Porém, é necessário mencionar que os depósitos feitos nos caixas comuns possuem prazo de compensação mais longo, podendo demorar até um dia útil para ser compensado. Caso a operação tenha sido feita antes das 16 horas, o horário comum para o fechamento do banco, o dinheiro cairá na conta do beneficiário até as 23 h e 59 m do mesmo dia. Porém, caso tenha sido realizada após as 16 horas, o dinheiro ficará disponível apenas no próximo dia útil. ]

Já os depósitos efetivados na “boca do caixa”, com o atendente, são compensados na mesma hora, caso tenha sido com dinheiro em espécie. Se for utilizado o cheque, o prazo de compensação e finalização da operação se estende para até 3 dias úteis. Então, caso necessite que o depósito caia rapidamente na conta do destinatário, utilize dinheiro em espécie e a “boca do caixa”.


RSS por email

Deixe sua opinião “Quais os Prazos de Compensação de Pagamentos e Depósitos?

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.