Golpe do Depósito com Envelope Vazio
Você já fez um depósito bancário usando envelope? Nesse tipo de transação, um envelope com código de barras é fornecido pelo banco para que o depositante coloque o valor que deseja depositar em uma conta da instituição.
O envelope é recebido pelo caixa eletrônico e, mais tarde, vai para o sistema de compensação bancária. Somente depois que os funcionários conferem o valor e os dados da transação é que o depósito de fato é confirmado. Quando inserimos o envelope no caixa eletrônico é emitido um comprovante de depósito, com base nos dados informados pelo depositante. Esse comprovante não significa que o dinheiro já foi depositado, mas sim que o envelope foi entregue com aquelas informações.
Mas, é justamente aí, que está o problema: se o valor contido no envelope for diferente do informado, o banco deve entrar em contato com o depositante para averiguar o que aconteceu. Se o envelope estiver vazio, seja por má fé ou por mero esquecimento, a transação não é finalizada e aquele comprovante deixa de ter qualquer significado.
Como funciona o Golpe do Envelope
Se aproveitando da ansiedade ou da inocência de algumas pessoas, há no mercado um golpe que se utiliza justamente desse tipo de comprovante. O golpe funciona da seguinte forma:
O golpista demonstra interesse em comprar um produto ou solicitar um serviço que precisa ser pago com antecedência. Ele, então, solicita o número da conta e diz que vai fazer um depósito naquele momento. No caixa eletrônico, o estelionatário forja um envelope com o valor estipulado pelo vendedor, mas o entrega vazio ao banco. Com o comprovante do envelope em mãos, ele procura a vítima, mostra o documento e afirma que o valor já foi quitado. Sem notar que o papel não comprova o depósito, o vendedor entrega a mercadoria e só depois percebe que o valor não caiu, nem vai cair, em sua conta.

Com você pode notar, esse tipo de golpe só funciona por desatenção. O comprovante emitido pelo caixa eletrônico na entrega do envelope é diferente de um comprovante de depósito. A questão é que ele informa o valor, o que pode enganar muita gente. A dica, portanto, é ficar alerta sempre que qualquer comprovante for apresentado e sempre confirmar se o dinheiro realmente caiu em sua conta.
Jamais libere a mercadoria ou serviço se não tiver com o dinheiro disponível no seu extrato bancário.
Dicas Para Evitar a Fraude
Algumas dicas simples podem ajudar você a evitar esse tipo de golpe e outros golpes semelhantes. No caso em que envolva a venda de mercadorias ou serviços pela internet, prefira utilizar mecanismos de pagamento que garantam a segurança das transações.
Além disso, aguarde até que pagamento seja compensado, para dar seguimento à transação. Fique atento e leia com atenção qualquer comprovante que for apresentado como forma de pagamento, para se certificar da sua autenticidade e validade. Sempre que for optar por um pagamento às pressas, peça ao comprador para fazer o depósito na boca do caixa e evite o uso dos envelopes.
Para facilitar as transações, uma outra opção é o DOC ou a TED, que também precisam ser confirmados, antes de serem compensadas na conta destinatário. Antes de entregar uma mercadoria, acesse seu saldo e veja se o depósito ou transferência já aparecem nas movimentações da conta. Nunca se deixe enganar caso, o comprador garanta que a transação foi feita e que você não tem porque desconfiar. O golpe é muito comum na venda de carros, motos e outros bens de grande valor.
Fique alerta para não ser a próxima vítima!