Quanto tempo leva um depósito em envelope para compensar?

Entenda qual o tempo para que o valor seja liberado na conta bancária, e outras informações importantes sobre o depósito com envelope.

Os depósitos precisam de um tempo para a compensação bancária e muit0s fatores precisam ser avaliados para entender qual é este tempo, principalmente de depósitos através de envelopes.

Nos guichês de atendimento chamados popularmente de ‘boca de caixa’ o prazo é mais curto, porque não é preciso nenhuma conferência adicional dos valores, o próprio atendente recebe o valor e efetua o depósito.

Para depósitos em dinheiro realizados no guichê de atendimento é (D+0), ou seja entra imediatamente na conta. Já os depósitos em cheques levam um tempo maior, e ainda varia de acordo com o valor e banco, mas em geral levam (D+3), ou seja 72 horas úteis.

Quantos dias para o envelope cair na conta?

Nos terminais de autoatendimento, chamados de caixa eletrônicos, o lançamento depende da conferência do conteúdo do envelope e, estando com tudo de acordo, o prazo é de:

Depósito em dinheiro

Depósitos em dinheiro até as 16h ou horário bancário da agência bancária em questão o valor é creditado na conta em (D+0) no mesmo dia.
Já os depósitos em dinheiro realizados após o horário bancário é (D+1), estará disponível no próximo dia útil.

Depósito em cheque

Depósitos em cheque dentro antes ou até o fim do expediente bancário, o valor é creditado na conta em (D+3), 72 horas úteis.
Já se o depósito em cheque ocorrer depois do expediente bancário, estará disponível em (D+4), 96 horas úteis.

envelopes para deposito cheque dinheiro

Envelopes para depósito de dinheiro e cheques

Se houver urgência o recomendado é realizar o depósito do caixas internos das agências mesmo enfrentando filas, embora algumas agências podem negar o recebimento em cheques.

Para depósitos em dinheiro para conta correntes ou poupança da Caixa Econômica Federal, também podem ser feitos nas lotéricas e o valor entrará automaticamente na conta.

É seguro colocar dinheiro no envelope?

Se o preenchimento do envelope, estiver correto, da mesma forma o preenchimento dos dados informados no caixa eletrônico, não há com o que se preocupar. Sempre confira as informações mais de uma vez para garantir que todos os dados estão corretos.

O risco maior é de andar com o dinheiro em mãos ou cheque não nominal. Ladrões costumam observar as expressões e rotinas de quem costuma ir ao banco para abordarem em assalto. O mesmo cuidado deve ser tomado ao sair do banco, pois ladrões conseguem deduzir quem está carregando valores em espécie.

Prefira sempre que possível realizar seus pagamentos diretamente nos caixas eletrônicos, fazer transferências ao invés de depósitos e não receba em dinheiro, prefira transferências e depósitos, para as suas compras utilize um cartão de débito evitando ficar com dinheiro vivo.

Quais os limites de depósito por envelope?

A maioria das máquinas de autoatendimento bancárias recebem envelopes com no máximo 30 cédulas ou folhas de cheques. A quantidade é limitada justamente pela capacidade do equipamento.

Já se a sua necessidade for maior, divida o valor e coloque cédulas em outros envelopes. A quantidade de envelopes não é limitada, porém deve ser realizada uma transação diferente para cada envelope.

Fiz um depósito e não imprimiu comprovante

Se o seu envelope e dados informados no terminal foram corretos não se preocupe, pode ter sido um erro técnico do equipamento na hora de imprimir seu comprovante, acompanhe o seu extrato para verificar quando o valor foi creditado.

Se você precisa do comprovante para comprovar o pagamento, anote qual foi a máquina exata se não estiver em expediente bancário e solicite a um atendente que imprima o comprovante para você.


RSS por email

Deixe sua opinião “Quanto tempo leva um depósito em envelope para compensar?

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.