Como Cancelar o Cheque Especial?

Muitas pessoas, ao contratarem uma conta corrente em um banco, já aderem no mesmo contrato o cheque especial, uma modalidade de crédito muito útil para diversas pessoas. Com o crédito especial, mesmo que o individuo não tenha saldo positivo em sua conta, ele pode utilizar o credito pré aprovado, que fica sempre disponível na conta, para realizar pagamentos de contas, transferências, dentre outras transações.

Porém, mesmo que o crédito especial seja muito útil e benéfico para situações emergenciais, ele também pode ser muito prejudicial, visto que esta modalidade de crédito possui os juros mais altos do Brasil. Assim, isso significa que, se uma pessoa utilizar o cheque especial por um longo período, ela terá sua dívida aumentada consideravelmente.

Devido à estas desvantagens, algumas pessoas podem optar por cancelarem o cheque especial, para que não usem e também não paguem pela manutenção do serviço. Felizmente, o cancelamento do cheque especial pode ser feito a qualquer momento, pela Central de Atendimento do banco, que comumente é um número 0800.

Como cancelar o ceque especial?

O cheque especial é uma modalidade de crédito pré aprovado que é disponibilizado aos clientes dos bancos em suas contas correntes, para que possam utilizar a quantia em situações emergenciais. Como, por exemplo, em casos em que o cliente bancário não possui saldo positivo o suficiente em sua conta para pagar uma conta, realizar uma transferência, etc.

Assim, quando utiliza-se o limite do cheque especial, o cliente fica com certa quantia negativa em sua conta. Porém, esta quantia negativada sofre juros, que se acumulam com o tempo. Entretanto, muitas instituições financeiras oferecem aos seus clientes alguns dias isentos de juros para que eles possam utilizar o cheque especial sem pagar quaisquer quantias adicionais ao que foi usado.

Saiba como cancelar o crédito especial

Para realizar o cancelamento do cheque especial é necessário ligar para a Central de Atendimento.

O cheque especial é contratado por muitos clientes bancários devido à sua praticidade. Este crédito permite que o cliente tenha mais flexibilidade e pontualidade ao realizar seus pagamentos, contas, etc. Ademais, alguns bancos também proporcionam aos seus clientes que eles migrem o limite do cheque especial para o cartão de crédito, caso assim desejem.

Porém, o cheque especial também possui muitas desvantagens, como a cobrança alta de juros. Os juros do cheque especial são os mais altos do mercado, motivo pelo qual os bancos consideram este crédito como uma solução de curto prazo. Com o uso prolongado do cheque especial, a dívida pode até mesmo duplicar, tornando a situação financeira do indivíduo ainda mais complicada.

Para evitar este tipo de situação, diversos clientes bancários optam por não contratarem o cheque especial ou mesmo cancelá-lo, para não correr o risco de utilizar este crédito. E, apesar do que pensa-se, para realizar o cancelamento deste serviço é fácil, basta ligar para a Central de Atendimento do banco e solicitar a retirada do cheque especial da conta.

Comumente, nos atendimentos 0800, deve-se conversar com um atendente para que o cancelamento seja realizado ou mesmo seguir as instruções na opção “Cancelamento”.

Quais cuidados tomar com o cheque especial?

Para que o cliente não precise cancelar o cheque especial por receio de inadimplência e adquirir dívidas, é essencial que saiba-se utilizar esta ferramenta da forma correta, para que ela lhe beneficie. Primeiramente, é preciso usar o cheque especial apenas por períodos  curtos, de preferência durante o tempo em que o banco não realiza a cobrança de juros.

Ademais, é indicado que o indivíduo utilize o cheque especial apenas para situações realmente emergenciais, como no pagameno de contas. Assim, evitará contrair uma dívida por motivo simplório.

Por fim, é também recomendado ao interessado no cheque especial que procure o banco com as menores taxas de juros. Desta forma, caso precise realmente utilizar o valor, não irá ser prejudicado pelos altos juros.


RSS por email

Deixe sua opinião “Como Cancelar o Cheque Especial?

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.