Como cancelar um empréstimo do FIES

O programa do Fundo de Financiamento Estudantil do Ensino Superior (FIES), foi criado como um meio de facilitar o ingresso de estudantes nas universidades e faculdades particulares. Por meio do programa, tornou-se possível que muitos jovens ingressassem na faculdade, financiando as mensalidades. Entretanto, alguns estudantes acabam tendo que interromper os estudos, tendo que cancelar o empréstimo do FIES.

Independentemente do motivo, os estudantes que utilizam o FIES e interrompem a sua graduação, ainda tem algumas dúvidas sobre o cancelamento do financiamento e sobre os valores que eles têm que arcar. Antes de optar pelo cancelamento do programa, os estudantes devem levar em consideração algumas coisas.

Apesar de interromper os estudos, todos os estudantes que aderiram ao programa devem efetuar o pagamento do financiamento, independentemente se terminou ou não a graduação. Além da quitação da dívida, os graduandos que cancelam o programa não podem solicitar o financiamento estudantil novamente.

Por isso, antes de decidir, é preciso ver todas as opções. Mas se ao final, a melhor alternativa for o cancelamento do empréstimo do FIES, veja os passos a seguir.

O que é preciso para cancelar um empréstimo do FIES

Inicialmente, é preciso acessar o site do SisFies e solicitar o cancelamento do programa. Esse tipo de solicitação só é computado até o 15º dia dos meses, ou seja, os pedidos feitos do dia 16 em diante não caem no sistema do governo no mesmo mês, apenas no seguinte.

Por conta disso, é preciso ter maiores atenções as solicitações realizadas após o dia 15. Porém, é importante deixar claro que nos meses de junho e dezembro não está disponível a opção de cancelamento antecipado do FIES.

Através do CPF e senha, o estudante consegue acessar a plataforma e fazer a solicitação do encerramento do programa. Após fazer o pedido, é necessário escolher uma opção para a quitação do programa.

Liquidar o saldo devedor no ato do encerramento (para estudante que não querem mais utilizar o FIES); permanecer na fase de utilização (quando o estudante quer continuar com o curso sem a utilização do programa); antecipar a fase de carência e antecipar a fase de amortização são as opções para os estudantes que desejam encerrar o FIES.

Ao fim, o estudante deve ir até o banco onde ele assinou o contrato do FIES. No fim da solicitação, aparece na tela do computador o prazo que o estudante e seu fiador devem comparecer ao banco para sanar a dívida.

Para que o cancelamento seja concluído, é preciso que o estudante vá até o banco para assinar os documentos e termos de encerramento do programa. Caso ele não compareça, a solicitação do cancelamento é anulada.

É importante lembrar que, caso o estudante não vá mais frequentar a faculdade, ele ainda deve comparecer na instituição de ensino para trancar a sua matrícula.

O que acontece ao cancelar o FIES?

Como foi dito anteriormente, ao cancelar o FIES, o estudante ainda deve efetuar o pagamento de todo o programa antecipado. O FIES dá a oportunidade de o estudante pagar o financiamento estudantil após a conclusão do curso, através de um emprego, entretanto essa opção não é válida para os que optam pelo cancelamento.

Além disso, os estudantes que cancelam o empréstimo do FIES não podem mais solicitar outro financiamento por meio do programa, ou seja, mesmo se quiser fazer outra graduação, o aluno que cancelou o programa não pode mais utilizar do mesmo

Se ainda está indeciso se deve ou não cancelar o programa, ou se quer apenas dar um tempo nos estudos ou trocar de curso, o estudante possui outras opções. No próprio site do FIES há a opção de suspensão do financiamento. O aluno pode suspender o FIES até em duas ocasiões, por um período de um semestre, onde ele não precisará efetuar o pagamento das parcelas.

Além dessa opção, se o desejo é mudar de curso, o estudante também pode solicitar a transferência de curso ou de universidade. Essa opção é válida para os alunos que não tenham atingido a marca de mais de 19 meses entre o início do financiamento e o mês que houve o desligamento.

Por conta disso é muito importante analisar todas as opções existentes antes de efetuar o cancelamento do empréstimo do FIES.


RSS por email

Deixe sua opinião “Como cancelar um empréstimo do FIES

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.