Empréstimo sem comprovação de renda. É possível?

Em épocas de dificuldades, muitas pessoas procuram recorrer aos meios de programas de crédito, como cheque especial, cartão de crédito ou empréstimo. Uma das exigências feitas pelos bancos é a comprovação de renda, porém, existem métodos de como conseguir um empréstimo sem essa exigência.

Os empréstimos sem comprovação de renda é uma das formas que os autônomos e pessoas que estão necessitando de dinheiro rápido conseguem um empréstimo com os bancos.

Entretanto, antes de solicitar esse serviço, é muito importante que o solicitante saiba de todas as opções que ele possui, como recorrer a amigos e familiares. Mas se a única alternativa for pedir um empréstimo sem a comprovação de renda, descubra como funciona esse tipo de solicitação.

O que é comprovação de renda?

A comprovação de renda é muito exigida pelos bancos e instituições financeiras de créditos em momentos de firmar um novo contrato. Quando um solicitante vai até uma dessas empresas buscando um empréstimo, os bancos solicitam alguns documentos. Além de documentos como RG e comprovante de residência, também há a solicitação de um comprovante de renda.

O comprovante de renda é qualquer tipo de documento que possa comprovar que o solicitante do empréstimo possui proventos, ou seja, ele ganha dinheiro. O comprovante de renda pode ser um extrato bancário, holerite, contracheques, Decore e até mesmo a declaração do Imposto de Renda.

Esse documento é solicitado pelas instituições financeiras como um método de garantia de que o cliente que está pedindo o empréstimo vai conseguir efetuar o pagamento das parcelas futuramente. É um meio do banco evitar um possível calote futuramente.

Os donos de empresas que são MEI ou ME podem comprovar a renda por meio de outros documentos, como notas fiscais. Além das notas, esses empreendedores também podem solicitar junto ao banco alguns extratos para comprovar sua renda ou usar a declaração do Imposto de Renda.

Porém, também existe uma forma de conseguir um empréstimo sem a necessidade de comprovar a renda para a instituição financeira escolhida.

Como conseguir um empréstimo sem comprovação de renda

Caso o solicitante esteja necessitando de dinheiro, porém não possui renda ou recursos, como uma poupança, para poder utilizar nesse momento, ele irá recorrer a um empréstimo. Quando alguém recorre ao empréstimo sem a necessidade de comprovação de renda, o solicitante deve ter em mente algumas coisas:

1 – Esse tipo de modalidade de empréstimo pode possuir taxas e juros maiores do que os outros tipos de empréstimo. A diferença nos valores praticados está relacionada, principalmente, aos grandes riscos que a instituição financeira está correndo ao aceitar o pedido de uma pessoa sem comprovação de renda.

2 – Além dos juros e taxas que podem ser mais elevados, é preciso possuir o nome limpo, ou seja, o cliente não pode possuir dívidas em aberto no seu nome. Caso o solicitante possua nome no sistema das instituições de proteção de crédito, como o SPC e o Serasa, será quase impossível conseguir o empréstimo.

Caso se encaixe nesses requisitos, basta localizar um banco ou instituição financeira que se encaixe melhor de acordo com a situação e ao decidir o banco, basta entrar em contato. Algumas empresas pedem que o solicitante vá até uma agência mais próxima com alguns documentos. Existem também alternativas online, que são um pouco menos burocráticas que as agências bancárias. além de pequenas empresas especializadas neste tipo de crédito.

Na maioria dos casos, as empresas financeiras pedem que o cliente apresenta seu RG, CPF, comprovante de residência e, em alguns casos, dois contatos pessoais para recado. Esses dados são preenchidos no momento do cadastro do solicitante.

Por conta disso é muito importante que esse cadastro sempre esteja atualizado, para que o contato entre o banco e o contratante do empréstimo seja mais fácil, evitando possíveis transtornos. Apesar de não possuir muitas etapas, conseguir um empréstimo sem comprovação de renda não é algo muito fácil de se conseguir.


RSS por email

Deixe sua opinião “Empréstimo sem comprovação de renda. É possível?

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.