O Que é Finame? Como Conseguir o Financiamento?

No Brasil existem diversos tipos de empréstimos, que financiam e destinam fundos aos mais diferentes públicos, como as empresas rurais, microempreendedores individuais, pessoas jurídicas, etc. A Finame, empresa subsidiada do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), é a Agência Especial de Financiamento Industrial, que, como o nome indica, destina os seus recursos aos financiamentos de industrias. A Finame financia as empresas nacionais privadas que estejam em quaisquer locais do território.

Entretanto, os fundos da Finame são direcionados. Logo, eles são cedidos para um uso específico. E, este uso é para a compra ou produção de maquinário e outros equipamentos industriais nacionais que sejam credenciados pelo BNDES. Para conseguir o financiamento do Finame, é preciso escolher o maquinário desejado e entrar em contato com os agentes financeiros credenciados pelo BNDES, que são instituições credenciadas como bancos comerciais e cooperativas de crédito.

Como conseguir o financiamento da Finame?

A Finame, Agência Especial de Financiamento Industrial, é uma instituição cujo os recursos são destinados ao financiamento da produção e compra de maquinários nacionais que estejam credenciados pelo BNDES. Logo, primeiramente, antes do individuo procurar obter o financiamento, ele deve se certificar de que a máquina que deseja está na listagem de equipamentos financiáveis pelo BNDES Finame. Esta certificação pode ser feita por meio do site do BNDES.

Para fazer a pesquisa sobre os maquinários que podem ser utilizados para o financiamento, pode-se utilizar a busca por fabricantes ou maquinários. A pesquisa é muito simples e pode ser feita em poucos minutos. Após se certificar de que o maquinário esta na listagem de equipamentos financiáveis, procure um agente financeiro credenciado pelo BNDES e faça a solicitação do financiamento.

Saiba como funciona o fincionamento da Finame

A Finame é uma agência cujo os recursos se concentram no financiamento de maquinário industrial.

Os agentes financeiros credenciados são as instituições financeiras, como bancos e cooperativas. Para consultar a rede de credenciados no Brasil, basta realizar a consulta pelo site do BNDES. Porém, é interessante mencionar que cada instituição adere as linhas de crédito do BNDES que seguem as suas políticas internas.

O indivíduo irá realizar a solicitação, e o agente financeiro irá a analisar. Caso seja aprovada,  a solicitação de financiamento é encaminhada ao BNDES. Então, o BNDES irá avaliar a solicitação, se certificando de que tudo está dentro das normas da instituição  do próprio Finame. Se estiver, o financiamento é aprovado.

Após isto, o agente financeiro que está mediando a situação irá autorizar o fabricante ou distribuidor do maquinário a entregar a máquina para o comprador. Esta entrega é feita, e depois que for finalizada e confirmada, o BNDES repassa ao agente financeiro o valor a ser financiado. Por fim, o mediador a repassa para a empresa que realizou a fabricação ou distribuição do produto financiado.

Assim, o financiamento Finame segue como um normal, em que o comprador paga as parcelas negociadas com o agente financeiro. Todo o contato é feito com esta instituição, e o BNDES fica por conta apenas da aprovação da operação financeira.

Quais são as linhas de financiamento da Finame?

Como mencionado, a Finame é uma instituição que financia maquinários, cujo o máximo de financiamento é um milhão de reais. Ela possui três linhas de financiamento e atuação, cujo o produto principal é o maquinário industrial. A linha BK Aquisição e Comercialização é responsável pelo financiamento para a aquisição e comercialização de máquinas, equipamentos, sistemas industriais, bens de informática e automação, ônibus, caminhões e aeronaves executivas.

Já a BK Produção destina-se ao financiamento de capital de giro destinado à produção de máquinas, equipamentos e bens de informática e automação.

Por fim, a Moderniza BK é uma linha de financimaneto da Finame que trata-se do financiamento à modernização de máquinas e equipamentos instalados no país, com fornecimento contratado com os proprietários dos bens.


RSS por email

Deixe sua opinião “O Que é Finame? Como Conseguir o Financiamento?

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.