Popularmente dizemos que uma pessoa está com o nome sujo quando ela foi inscrita em algum cadastro negativo, como o SPC, o Serasa ou CCF. Aqui no Brasil, a legislação permite que sejam criadas essas listas de inadimplentes, que ficam disponíveis para consulta por empresas, bancos, financeiras e lojas.

Assim, quem tem dívidas pendentes ou emitiu um cheque sem fundo pode ser penalizado em diversos momentos da vida financeira. Para conseguir um empréstimo, um financiamento ou um cartão de crédito, por exemplo, são realizadas consultas aos cadastros de negativados.

Não é uma regra, mas as empresas podem adotar esse critério para negar a solicitação do consumidor, alegando que a dívida pendente torna a oferta do crédito mais arriscada. De um modo geral, a vida do endividado fica mais complicada em vários aspectos por causa do “nome sujo”.

Solicitação de Máquina de Cartão

Quem está pensando em adquirir uma máquina de cartão pode se questionar se estar negativado impede a contratação. Na verdade, a maior parte das empresas do setor de adquirência não estabelecem pré-requisitos prévios para a solicitação das maquinetas. O credenciamento é feito com menos burocracia que serviços financeiros (como empréstimos e financiamentos).

A solicitação de maquininhas, de um modo geral, não passa por processo de análise de crédito. Dessa forma, até mesmo quem está com o nome sujo pode adquirir os terminais. O contrato varia conforme as especificações de cada empresa. Via de regra, os aparelhos estão disponíveis tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas e podem ser cobrados de diversas formas: aluguel, taxa de manutenção, compra da máquina e outras.

Máquina de Cartão
Máquina de cartão pode ser solicitada por negativados, mas será que vale a pena?

Como Solicitar?

O pedido depende de qual empresa você quer contratar. Sugerimos sempre que você pesquise os preços e produtos disponíveis para saber qual atende melhor às necessidades do seu negócio. Veja os sites para contratação das principais marcas do ramo:

Vale a pena verificar pelo menos essas opções antes de efetuar a solicitação. Algumas empresas oferecem máquinas sem aluguel, outras aceitam mais bandeiras e existem ainda os leitores de cartão para smartphones. Com tantos produtos, a escolha deve ser bem embasada para não haver arrependimento.

Cuidado Com o Endividamento

Se você está com o nome sujo, é preciso ter em mente que a contratação de uma máquina de cartão implica em gastos, mesmo que não haja cobrança de aluguel. Por isso, o endividado deve pensar bastante para que essa possibilidade de ganho não se converta em mais uma despesa para o seu orçamento comprometido

É claro que para quem tem um comércio pequeno a aquisição de uma máquina de cartão pode implicar em mais ganhos, mas isso deve ser bem analisado. Em muitos casos, leva tempo até que as contas se ajustem e não vale a pena repassar para o cliente os custos com a maquininha.

Em resumo, a decisão de contratação de uma máquina de cartão precisa ser bem analisada, ainda mais se você possui dívidas. Faça as contas, compare e veja se não é melhor focar na quitação das contas pendentes para depois pensar em uma nova despesa.