Menor Pode Ter Cartão de Crédito Como Titular? E Cartão Adicional?

Ter um cartão de crédito pode ser algo benéfico para muitas pessoas, inclusive para os indivíduos menores de idade. Com esta ferramenta, pode-se realizar compras parceladas, online e até mesmo contratar serviços. Ademais, o cartão de crédito é uma forma de se adquirir responsabilidade financeira, algo extremamente proveitoso para as pessoas que ainda não atingiram maioridade e não tiveram contato expressivo com a vida financeira. Porém, os bancos exigem, de forma geral, que o titular do cartão tenha 18 anos ou mais.

Assim, para que uma pessoa menor de idade possa obter um cartão de crédito como titular deste, é preciso que ela esteja inscrita em situações divergentes do comum, como em casos de emancipação ou de universitários. Também, pode-se solicitar um cartão pré-pago para menores. Abaixo iremos falar mais sobre, confira.

Cartão de Crédito para Menor de Idade

Apesar do que muitos pensam, os cartões de crédito podem ser obtidos pelos indivíduos menores de idade. Pode-se optar por um cartão tradicional ou mesmo pelos alternativos. Por isso, abaixo iremos falar sobre todas as possibilidades de um menor ser titular de um cartão de crédito.

Cartão Pré-Pago: Alguns cartões de crédito pré-pagos podem ser obtidos apenas por indivíduos maiores de idade. Porém, em alguns casos específicos, as instituições financeiras e bancos liberam que os menores sejam titulares dos cartões. Os cartões de crédito pré-pagos são comprados e depois recarregados. Com este saldo, pode-se fazer compras na função crédito, online ou presencialmente.

Conheça os cartões pré-pagos Visa

Os cartões pré-pagos Visa podem ser adquiridos por menores de idade, como o TeenCard

Na bandeira Visa, por exemplo tem-se a opção dos cartões Mesada. São eles o Visa Mesada Turma da Mônica, Visa Mesada Capricho, Visa PS Card, Visa Flamengo Mesada, Visa Furacão Mesada e o TeenCard. Para saber mais sobre todos estes cartões, acesse o site Visa.

Os cartões pré-pago Visa para menores de idade contam com serviço de Saque Emergencial, Assistência de Viagem, Visa Checkout, Central de Atendimento e com substituição emergencial de cartão. Apesar de não ser convencional, é um dos métodos mais fáceis pelo qual um indivíduo menor de idade pode adquirir um  cartão de crédito.

Cartão Universitário: Um grande empecilho para que os menores de idade obtenham o cartão de crédito é a falta de comprovação de renda. Porém, o cartão universitário é um dos poucos que pode não requerer o comprovante, visto que é uma ferramenta voltada para o público universitário, que esta em fase de estudos. E, uma pessoa menor de idade que esteja na faculdade pode solicitar um cartão universitário, apesar desse ser um processo mais raro. É preciso conversar com o gerente do banco e perguntar mais sobre.

Existem diversos cartões universitários, como o oferecido pelo Banco do Brasil. O Ourocard Universitário oferece um limitão pré-aprovado de até R$1.200,00, pagamento por aproximação, Cartão Virtual Ourocard-e, dentre outros benefícios. Ele é disponibilizado apenas para clientes com idade entre 16 e 28 anos e que estejam, obrigatoriamente, cursando nível superior.

Emancipação: Este não é um cartão, e sim uma condição que o indivíduo pode se encontrar para solicitar um cartão de crédito como titular. Uma pessoa emancipada é independente, e por isso responde como sua responsável. Esta questão resolve uma problemática, pois muitas empresas não cedem cartões de crédito para os menores de idade pois estes comumente não respondem por si mesmos na justiça. Logo, a emancipação resolve essa situação.

A emancipação voluntária pode ser feita por meio da elaboração de uma escritura pública no Cartório de Notas e, depois, pelo registro desta no Cartório de Registro Civil.

Cartão adicional

Ainda, um indivíduo menor de idade pode ter um cartão de crédito adicional. Desta forma, ele não será o titular do cartão, mas poderá utiliza-lo e usufruir de todos os benefícios que este oferece. Outra pessoa deve solicitar o cartão, como os responsáveis pelo menor de idade. Posteriormente, é preciso pedir ao banco que envie um cartão adicional.

A fatura deste cartão será cobrada ao titular, e o limite deste é separado do cartão titular. Esta é uma boa opção para os indivíduos que desejam obter um cartão de crédito de forma facilitada e que não possuem renda própria.


RSS por email

Deixe sua opinião “Menor Pode Ter Cartão de Crédito Como Titular? E Cartão Adicional?

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.