Como Encerrar uma Conta Bancária de Falecido? Quais Documentos Levar ao Banco?

Quando algum familiar falece, diversas providências devem ser tomadas, como cancelamento de serviços em seu nome, instauração de um inventário, dentre outras. Também, é preciso realizar o cancelamento ou bloqueio de quaisquer contas bancárias que o falecido tinha, para evitar que sejam cobradas tarifas de manutenção, taxas, seguros, serviços adicionais contratados previamente, etc. Felizmente, qualquer pessoa pode comparecer ao banco e comunicar o falecimento do indivíduo, tendo em mãos o atestado de óbito.

Porém, para que uma conta bancária seja encerrada, é preciso que sejam sacados todos os valores. E, este saque não pode ser feito por qualquer pessoa ou sem a realização de um inventário. Logo, primeiro é recomendado que seja feito o bloqueio da conta, para que não ocorram movimentações indevidas ou saques de valores. E, posteriormente, o herdeiro ou procurador deve realizar o saque dos valores conforme determinado pelo inventário. Depois deste processo, a conta pode ser encerrada sem qualquer problema. Abaixo, saiba melhor como lidar com uma conta de um falecido.

Conta de falecido, como encerrar?

Quando alguém falece, muitas vezes os familiares e amigos não sabem como lidar com algumas pendências. E, temos como exemplo as contas bancárias, que comumente são deixadas com valores e abertas. Para evitar que sejam cobradas tarifas de manutenção ou mesmo tarifas referentes à outros serviços, é preciso que a conta seja encerrada.

Apesar do que muitos pensam, encerrar a conta de um indivíduo falecido é algo fácil, mas que também deve ser feito com muita atenção, respeitando algumas etapas. Abaixo, confira todo o passo-a-passo de como esse encerramento deve ser feito.

Saiba como encerrar a conta de um falecido.

Saiba como encerrar a conta de um falecido.

Bloqueie a conta

Primeiramente, antes mesmo do encerramento da conta ser feito, é preciso que ela seja bloqueada. É recomendado que algum familiar próximo vá ao banco, portando os documentos pessoais e também a certidão de óbito, e solicite o bloqueio. Desta forma, não serão cobradas tarifas relativas à manutenção ou serviços adicionais da conta.

Também, o bloqueio notifica o banco de que o titular da conta faleceu e previne que sejam realizadas quaisquer movimentações indevidas, como o saque de dinheiro.

Saque do dinheiro

Para que uma conta bancária seja encerrada, é preciso primeiro que seja sacado todo o dinheiro dela. Porém, este saque pode ser feito apenas após a instauração de um inventário, quando serão decididos os herdeiros legais e quanto cada um irá receber.

Então, até 30 dias após o falecimento do titular, é preciso dar entrada no processo de inventário. O juiz irá realizar a partilha de todos os bens do falecido, inclusive do dinheiro que está na conta. E, esta quantia só poderá ser sacada depois que o juiz emitir o documento determinando a partilha.

Caso o falecido tiver apenas um herdeiro legal, este pode ir ao banco e retirar o valor, sem quaisquer problemas. Porém, caso sejam determinados mais de um herdeiro pelo processo judicial, todos podem retirar a sua parte do banco, apresentando o documento da partilha. Outro método que também pode ser utilizado é a procuração, por meio da qual um herdeiro é autorizado a retirar todo o dinheiro da conta e dividi-lo entre o restante dos herdeiros.

Comumente, para que o saque seja realizado, os bancos pedem que o indivíduo assine um termo de responsabilidade.

Encerramento da conta

Após retirar todo o valor da conta bancária do falecido, esta pode ser encerrada, finalmente. O encerramento da conta pode ser solicitado por qualquer pessoa, não só os herdeiros. Porém, é recomendado que este encerramento seja solicitado pelo herdeiro, para que o processo seja mais rápido.

É preciso levar a certidão de óbito no banco, e, automaticamente, a conta será encerrada. Hoje em dia, em alguns estados, a Receita Federal cancela o CPF do falecido após a emissão do atestado, o que ocasiona o bloqueio ou encerramento se conta automaticamente.


RSS por email

Deixe sua opinião “Como Encerrar uma Conta Bancária de Falecido? Quais Documentos Levar ao Banco?

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.