Como Guardar Dinheiro em Casa? Cofre é Seguro?

Hoje em dia, a forma mais segura e eficiente de guardar dinheiro é o mantendo em uma conta bancária, mesmo que esta tenha apenas o pacote de serviços básicos. E, as contas bancárias não proporcionam apenas um local seguro para o seu dinheiro ficar, mas também adiciona mais praticidade a vida do indivíduo que a usa, visto que ele pode utilizar um cartão para realizar compras, pagar todas as contas no débito automático, sem preocupação de vencimento, e realizar diversos outros serviços. Ademais, algumas contas, como a do Nubank ou a poupança, até mesmo fazem o dinheiro render.

Porém, muitas pessoas gostam mesmo de guardar dinheiro em casa, para tê-lo a mão sempre que precisar. Mas, guardar dinheiro em casa possui muitos riscos, não só de segurança. As notas também podem sofrer avarias devido à umidade, calor, cupins, dentre diversas outras questões. Logo, para guardar dinheiro em casa, deve-se ter muita atenção. Os cofres são ótimas opções, pois eles, caso sejam de boa qualidade, são seguros e protegem o dinheiro contra a umidade e o calor.

Quais cuidados ter ao guardar dinheiro em casa?

Como mencionado, o método mais seguro de guardar dinheiro atualmente é utilizando o banco. Pode-se optar por muitas modalidades de contas, como as correntes, poupanças, de pagamento, etc. E, muitas destas contas não possuem tarifas de manutenção. Por exemplo, todos os bancos são obrigados a proporcionar ao cliente uma conta com um pacote de serviços básicos e gratuitos, caso ele deseje a utilizar e não gastar com manutenção e tarifas.

Mas, muitas pessoas ainda preferem guardar dinheiro em casa, seja pela praticidade ou por necessidade. E, para que isto seja feito de forma segura, é preciso tomar algumas precauções.

Muitos optam pelos cofres, o que realmente é a melhor escolha no quesito segurança. Recomenda-se utilizar cofres de ferro ou de aço, com combinação númerica comum e chave. Porém, hoje em dia já existem dispositivos que utilizam fechaduras digitais, com combinação numérica ou não. Antigamente, os cofres eram muito pesados, mas hoje eles podem ser encaixados dentro de guarda-roupas, armários, dentre outros locais difíceis de serem descobertos.

Saiba como guardar dinheiro com segurança

Ao guardar as notas em um cofre, sempre as organize ou coloque em sacos fechados hermeticamente, para que não sofram avarias.

Caso opte por utilizar um cofre, de material resiste, se certifique que apenas você saiba o segredo e tenha a chave, caso ele use esta combinação para abri-lo. Ainda, não conte à familiares, amigos e outras pessoas que não convivem na mesma casa em que você sobre a existência do cofre e sua localização, por questões de segurança.

A maioria dos cofres de aço ou ferro são muito resistentes, e não deixam o modo proliferar e o seu interior ser invadido por umidade. Porém, para evitar que qualquer nota seja estragada, devido ao mofo e umidade, junte-as em maços e guarde-as em embalagens hermeticamente fechadas. Este procedimento é importante principalmente para as pessoas que irão deixar o dinheiro guardado por muito tempo ou fora de um cofre.

Caso não tenha um cofre, pode-se guardar o dinheiro em embalagens hermeticamente fechadas e coloca-las em locais seguros. Por exemplo, em uma caixa com fechadura. Mas, nunca guarde o seu dinheiro em locais que são propensos a ter cupins, mofo e umidade em excesso. Armários de madeira, baús, guarda roupas, dentre outros locais semelhantes, são extremamente prejudiciais às notas. Também, evite guardar o seu dinheiro em locais que possam estar propensos à incêndios, inundações, etc.

Uma dica muito importante é sempre contar as notas antes de guarda-las. E, para sua organização e segurança, coloquea-as nas embalagens sempre sem dobra-las, caso isto seja possível. Assim, isso evita que as notas fiquem amassadas ao longo do tempo. Ainda, caso tenha tempo o suficiente, periodicamente coloque as notas em um local com Sol, para que toda a umidade saia.


RSS por email

Deixe sua opinião “Como Guardar Dinheiro em Casa? Cofre é Seguro?

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.