Qual a Diferença entre o Limite Disponível, Limite de Saque, Limite de Crédito e Limite Emergencial?

Todos os meses os usuários dos cartões de crédito tem acesso à sua fatura. Na fatura, que pode ser obtida pelos aplicativos, mas também por meio do documento impresso entregue pelo banco, estão diversas informações relativas ao seu cartão e também ao uso deste. Pode-se conferir todas as compras que foram feitas, os valores relativos à elas e também os locais nos quais o cartão foi passado. Ademais, também pode-se ter acesso ao limite de crédito, limite disponível, limite emergencial e limite de saque.

Cada limite mencionado acima possui um objetivo e também significado. E, os usuários dos cartões de crédito devem ficar atentos a eles, para que possam identificar a diferença e também saberem como usar a ferramenta da melhor forma possível. Por exemplo, o limite disponível representa o valor que você ainda pode usar do seu cartão de crédito, para realizar compras e pagamentos. Abaixo iremos falar mais sobre cada um, confira.

Limites do cartão de crédito

O cartão de crédito é uma ferramenta muito útil, e que deve ser conhecida pelos seus usuários, para que seja utilizada da melhor forma possível. Ainda, para entender ainda mais sobre o seu cartão e sempre ter informações atualizadas sobre ele, é preciso prestar atenção à sua fatura. Nela, estão dados relativos aos limites, que são o de crédito, o disponível, o emergencial e o de saque.

Porém, muitas pessoas não conseguem diferenciar estes limites, visto que possuem semelhanças. Assim, para não se confundirem, é necessário conhecer todos a fundo.

Limite de Crédito: O primeiro limite a ser conhecido é o limite de crédito. Esta informação indica o máximo de limite que um indivíduo pode possuir no cartão, e que foi aprovado pela sua administradora. Esta informação, na fatura impressa, é encontrada, comumente, no “Resumo de Limite do Cartão”. Já nos aplicativos, entre no menu principal e busque pelas informações gerais do seu cartão. Na figura abaixo, pode-se ver o limite de crédito total de R$ 1.500,00 do cartão a que se refere.

Entenda mais sobre os limites do cartão de crédito

Na fatura do cartão de crédito, estão disponíveis as informações relativas ao limite de crédito, disponível, emergencial e de saque.

É muito importante estar atento ao seu limite de crédito para entender o quanto você pode utilizar de crédito, saber se o banco diminuiu ou aumentou o limite, dentre outras questões. Ainda, saber o seu limite máximo pode facilitar que você planeje uma compra futura mais custosa.

Limite Disponível: O limite disponível é a informação referente a quanto você ainda pode gastar do seu limite de crédito. É o que ainda está disponível para que você, após utilizar uma parte do que foi disponibilizado no total.

É sempre importante que você fique atento ao seu limite disponível, não só quando a fatura fechar. Checando esta informação todas as vezes que for realizar uma compra, nos aplicativos, saberá quanto ainda pode gastar no crédito. Nas faturas impressas, elas estarão no “Resumo de Limite de Crédito” ou no final do resumo das despesas.

Limite Emergencial: Quando você utiliza todo o seu limite de crédito, e não possui nenhum limite disponível, pode solicitar uma análise emergencial de crédito, caso necessite realizar uma compra urgentemente.

Esta análise de crédito emergencial pode ser incluída no pacote de serviços do seu cartão, na contratação, ou ser requerida quando preciso. Quando já contratada previamente, o limite emergencial é disponibilizado automaticamente, quando for necessário. Ainda, a tarifa referente a este serviço só é cobrada quando ele for utilizado.

Limite de Saque: Apesar do que muitos pensam, não é possível realizar saques apenas nos cartões de débito. Nos cartões de crédito, este serviço também está disponível. Porém, possui tarifas muito mais altas do que um saque convencional, visto que o saque do cartão de crédito é semelhante a um empréstimo.

O seu limite de saque pode ser conferido tanto na fatura virtual quanto na impressa, e ele é definido na contratação do cartão. Para sacar o dinheiro, é preciso ir até um caixa eletrônico e selecionar “Saque com o cartão de crédito”. Este dinheiro retirado, no final, será acrescido da tarifa pelo serviço mais os juros, que são o rotativo.


RSS por email

Deixe sua opinião “Qual a Diferença entre o Limite Disponível, Limite de Saque, Limite de Crédito e Limite Emergencial?

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.