O que é CVV, CVC, CCV? Como Descobrir o Seu?

As administradoras de cartões possuem diversos métodos de assegurar a sua segurança e também a de seus clientes. O exemplo mais clássico disto é a senha do cartão, que é inserida todas as vezes que realiza-se uma compra física. Porém, quando as compras são feitas online, a senha não é inserida para que seja mantida o sigilo desta. Assim, é utilizado um outro método e código para tornar a operação segura e atestar a sua vericidade, o CVC. Este código também pode ser chamado de CVV e CCV.

O CVC é o o Código de Verificação do Cartão, único de cada plástico. Este é um código de três dígitos que é impresso no plástico, e que é inserido sempre que for feita uma compra online. Isso evita que ocorra fraude e é uma forma da administradora de cartões se certificar de que o indivíduo realizando a compra realmente está em posse do cartão. Porém, em relação a segurança, este método ainda é falho, pois qualquer pessoa que possui o plástico pode realizar compras.

CVC

O CVC, como mencionado, é o Código de Verificação do Cartão. Também, este código pode ser chamado de Card Verification Code, CVV (Card Verification Value) ou CCV (Card Code Verification). Porém, independente do nome, este código de três dígitos serve para o mesmo propósito, identificar um cartão. Cada plástico possui um CVC específico, que não é impresso junto a ele, em alto relevo, como o resto das informações.

Assim, idealmente, apenas o dono do cartão possui o CVC, visto que ele é impresso no plástico após a fabricação deste e é único. Caso o cartão seja furtado ou perdido, é emitido outro código de verificação, pois esta numeração nunca se repete.

Saiba o que é o CVC

O CVC é o código de segurança do cartão que permite a realização de compras online.

Esta numeração é produzida por meio de um algoritmo que coleta certos dados, como data de vencimento e número do próprio cartão. Por meio deste algoritmo, é gerada a numeração única do plástico.

O CVC é solicitado em compras online e em algumas outras situações específicas, como forma de atestar que o indivíduo que está realizando a compra possui o cartão. Idealmente, este seria o titular. Este processo evita fraudes por meio de clonagem, roubo de dados, etc.

Logo, é recomendado que não informe o Código de Verificação a qualquer pessoa ou em sites que não sejam confiáveis, visto que esta é uma das formas mais eficientes de assegurar a segurança dos titulares dos cartões e veracidade das compras. Mesmo que alguém tenha as suas informações, como nome e CPF, não conseguirá efetivar uma compra online caso não tiver acesso ao CVC.

Como encontrar o CVC?

Para realizar as compras online, é preciso saber onde pode-se encontrar o CVC. Comumente, nos cartões como Mastercard, Visa, Discover e Diners, este código é encontrado no verso do plástico. Ele é, de forma geral, impresso em uma faixa cinza ou preta. Ainda, os números vem do banco cobertos por um plástico, para que estes sejam protegidos.

Porém, fugindo do comum, o cartão American Express possui o CVC impresso na parte frontal do plástico, no lado direito. Logo, no caso dos cartões Amex, é preciso ter mais cuidado no que se trata de proteger estas informações, já que elas se localizam de forma visível no plástico.

Quais cuidados tomar?

Acima já mencionamos algumas formas de proteger o seu Código de Verificação do Cartão, não o inserindo em sites desconhecidos ou deixando-o a mostra. Porém, iremos detalhar mais estas questões para que você não seja vitima de fraude.

Não insira o seu CVC em computadores públicos, como de bibliotecas, ou de terceiros. Ainda, não utilize os sites que não tiverem o selo de segurança SSL. Sempre mantenha o seu antivírus atualizado, para que o seu computador não seja invadido por softwares que tentem roubar os seus dados.

Por último, proteja o seu CVC impresso no cartão com um papel ou plástico. Caso ainda não o tenha memorizado, retire a proteção quando for necessário, e depois a coloque de volta. Isso é eficaz pois, quando for passar o seu cartão em terminais físicos, terceiros não poderão observar o código.


RSS por email

Deixe sua opinião “O que é CVV, CVC, CCV? Como Descobrir o Seu?

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.