O Que Fazer Quando o Cartão é Bloqueado? Porque Isso Aconteceu?

O cartão, seja de crédito, débito ou ambos, é uma ferramenta que deve ser utilizada com precaução e cuidado. Devido ao perigo de clonagem, as senhas dos cartões devem sempre estar protegidas, e só devem ser do conhecimento do titular. Além disso, elas devem ser digitadas cuidadosamente nas máquinas de cartões sem que haja alguém observando. Devido à estes riscos de golpes, os cartões podem ser bloqueados caso a administradora suspeite de fraude ou uso indevido.

Alem desse motivo, os cartões podem ser bloqueados por diversos outros, como por digitar a senha errada três vezes seguidas, por necessidade de atualização cadastral ou por pedido do próprio titular. Quando isto ocorrer, é preciso entrar em contato com a administradora, para que ocorra a regularização da situação e o cartão seja desbloqueado.

Por que o cartão foi bloqueado?

Existem diversos motivos pelos quais os cartões podem ser bloqueados. Alguns são mais óbvios, e outros não. É algo vantajoso que, quando o cartão seja bloqueado, o titular deste já saiba o motivo pelo qual isso ocorreu ao entrar em contato com a administradora, pois isto diminui o tempo de resolução do problema. Abaixo iremos falar sobre os motivos pelos quais o cartão pode ser bloqueado, confira.

Suspeita de fraude: No geral, um dos motivos populares que desencadeiam o bloqueio do cartão é a suspeita de fraude. O banco e as administradoras dos cartões tomam esta atitude para proteger o titular da conta e também a própria instituição. Algumas situações que causam a suspeita de fraude são compras distantes e em curtos períodos de tempo, compras atípicas, transações vultuosas, dentre outras.

Saiba os motivos pelos quais o cartão é bloqueado

O cartão pode ser bloqueado devido a diversos motivos, como suspeita de fraude.

No caso das compras distantes, os bancos suspeitam quando, por exemplo, é realizada uma compra na cidade do cliente e, minutos depois, em um país distante. Obviamente, há algum problema, pois o cartão não pode estar em dois locais ao mesmo tempo, nem viajar uma distância considerável em minutos.

Ainda, nas transações em curtos períodos de tempo, os indivíduos que estão utilizando o cartão de forma fraudulenta podem realizar pequenas transações em curtos períodos de tempo para se certificarem de ele realmente está funcionando. Por exemplo, quatro transações de dois reais.

Em situações mais raras, o banco pode suspeitar de fraude caso detecte compras atípicas realizadas com o cartão. Este caso é um pouco mais difícil de entender e analisar, visto que o titular poderia ter realizado somente uma compra para um amigo ou algo semelhante. Assim, o cartão só é bloqueado em casos muito extremos, como em compras distantes realizadas em outros países, pela internet.

Por último, e motivo mais popular, é o bloqueio de cartão devido à detecção de transações em grande volume. Comumente, quando um cartão é clonado ou roubado, os indivíduos realizam saques em altos valores ou transferem dinheiro para outras contas.

Nestes casos de suspeita de fraude, o banco pode bloquear o cartão sem falar com o titular deste ou com a autorização. Depende de cada situação, se ela é extrema ou não.

Falta de pagamento da fatura: No caso dos cartões de crédito, eles podem ser bloqueados caso o indivíduo não realize o pagamento da fatura ou negociação desta. Porém, o cliente irá receber notificações, seja por telefone ou por mensagens do aplicativo, sobre este bloqueio.

Comumente, o bloqueio do cartão demora alguns dias, após o vencimento da fatura. E, quando ele é bloqueado por falta de pagamento, o usuário não pode utilizar o seu limite e o cartão será recusado nas máquinas e também em sites de compra.

Necessidade de atualização de dados: Caso o banco ou administradora detecte que é necessária uma atualização de dados do cliente, pode-se bloquear o cartão, caso seja algo imprescindível.

Encerramento da conta do titular: Quando a conta do cartão é encerrada, os cartões são bloqueados. Assim, caso haja cartões adicionais, estes são bloqueados também, mesmo que os dependentes não sejam avisados.

O que fazer?

Quando o cartão é bloqueado, ele não poderá ser utilizado para realizar compras. Logo, é preciso entrar em contato com o banco ou administradora, caso não saiba o motivo do bloqueio, para regularizar a situação. Se o bloqueio tiver sido feito devido ao não pagamento da fatura, o pagamento deve ser feito para que o cartão volte a ser utilizado novamente.

Entre em contato com o banco pela Central de Atendimento ou na própria agência bancária. Ademais, certifique-se de o cartão realmente está bloqueado e se o problema não está no seu vencimento.

 


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