Qual o Prazo de Estorno no Cartão de Crédito? Entenda Como é Feito

Muitos consumidores já passaram pela desagradável situação de terem valores errados debitados no cartão de crédito, seja por cobrança a mais, compras indevidas, valor duplicado, dentre outros motivos. Também, muitos consumidores quando realizam compras, seja pela Internet ou presencialmente, e o produto não corresponde às suas necessidades e expectativas, preferem devolver a mercadoria e pedir o valor pago de volta. Porém, quando o pagamento é feito utilizando o cartão de crédito, o processo de devolução do valor que foi pago é diferente e demanda um prazo maior.

Segundo o Serasa, quando o estorno é feito no cartão de crédito, o valor gasto com a compra será devolvido em crédito no seu próprio cartão. Ou seja, o limite que gastou com aquele produto será retornado e a compra, cancelada. Porém, de acordo com o Serasa Consumidor, a empresa pode fazer o estorno em até 2 meses. Mas, comumente, estes estornos são realizados em, no máximo, 5 dias úteis.

Estorno no cartão de crédito

O estorno no cartão de crédito pode ocorrer por vários motivos. Por exemplo, quando ocorrem erros na fatura relativos ao valor cobrado, quando há o cancelamento ou desistência da compra ou até mesmo em casos que a fatura veio incorreta, com compras indevidas. Quando as compras são feitas com o cartão de crédito, o estorno também pode ser realizado em forma de crédito no mesmo cartão.

Por exemplo, caso tenha feito uma compra de R$ 100,00 no seu cartão de crédito, mas o produto tenha vindo defeituso ou não  cumpre com o ofertado, o cliente irá pedir um estorno para o vendedor. Assim, a compra será cancelada, saindo da fatura, o mesmo limite de crédito gasto com o produto voltará para o cartão.

Ademais, de acordo com o Serasa, o consumidor também pode solicitar que o estorno seja realizado por meio de crédito em conta bancária. Neste método, o estorno demorará muito menos tempo para ser feito, visto que o estorno de crédito pode demorar até dois meses para ser efetivado. Ou seja, caso tenha solicitado o estorno em maio, ele pode cair como crédito em seu cartão apenas em julho.

Estorno no cartão de crédito.

Saiba como é feito o estorno em compras realizadas pelo cartão de crédito.

Porém, a maioria das empresas demoram apenas até 5 dias úteis para realizar o estorno, visto que o processo é bem rápido.

Como solicitar o estorno?

É importante mencionar que a solicitação de estorno varia de acordo com a situação na qual a compra foi realizada. Por exemplo, quando a compra foi feita presencialmente, ela deve ser solicitada diretamente na loja na qual realizou o pagamento. Porém, é preciso mencionar que, caso o produto não tenha defeitos, não é obrigação do lojista restituir os valores.

Porém, caso a compra tenha sido feito online, o consumidor conta com um prazo de até 7 dias para desistir desta. É muito fácil pedir o estorno nestas situações, caso esteja dentro do prazo. Basta solicitar à loja, por telefone ou e-mail, que o estorno seja feito, e devolver o produto pelos Correios, caso já tenha o recebido.

Basicamente em todas as situações o indivíduo terá que entrar em contato diretamente com o vendedor. Porém, quando forem detectadas compras indevidas com o cartão de crédito, o estorno deve ser solicitado diretamente para a administradora de cartões de crédito, pela Central de Atendimento. Anote quais foram as compras que não foram realizadas por você e informe o atendente. Comumente, o estorno em casos de fraude também é fácil de conseguir, visto que o banco possui maneiras de atestar se a compra foi realizado por terceiros.

Ainda, para evitar tais situações, é importante tomar algumas precauções. Sempre compre em sites na internet wue sejam confiáveis e que possuam boas recomendações. Também, em compras presenciais, tenha a certeza do que está adquirindo, visto que os vendedores não são obrigados a estornar o dinheiro. Por fim, sempre preste atenção no valor que está sendo passado.


RSS por email

Deixe sua opinião “Qual o Prazo de Estorno no Cartão de Crédito? Entenda Como é Feito

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.