Quais são os Limites de DOC e TED?

Um assunto que costuma gerar muitas dúvidas nas pessoas em geral é a respeito de taxas e limites das operações bancárias. No post de hoje vamos abordar esse tema de maneira clara e simples, com o intuito de reduzir os riscos de você passar algum aperto por escolher a transação errada na hora de transferir dinheiro.

De fato, são muitas as formas de transferir valores de uma conta bancária para a outra, seja dentro do mesmo banco ou não. Entretanto as mais seguras e conhecidas são o Documento de Ordem de Crédito – DOC e a Transferência Eletrônica Disponível – TED.

A seguir apresentaremos as definições de cada operação, bem como suas diferenças e quais as situações onde cada uma é indicada. Você também irá conhecer os limites gerais praticados pelas instituições financeiras para cada tipo de transação. Confira!

TED ou DOC

Antes de abordarmos os valores e limites de cada operação é importante entender que elas são diferentes e por isso devem ser aplicadas em momentos distintos. As principais características que as diferem é em relação aos limites da transação, que falaremos mais tarde, e o tempo que leva para ser efetuada.

Os valores transferidos por meio de uma operação do tipo DOC só são disponibilizados na conta de destino no primeiro dia útil após a abertura da operação. Já os valores encaminhados por meio de uma operação do tipo TED são disponibilizados no mesmo dia, em algumas instituições em menos de 30 minutos.

Essa diferença de tempo ocorre pois os DOCs abertos precisam passar pelo sistema de compensação do banco ao qual você é cliente, já as transferências eletrônicas não realizam esse passo e por isso são mais rápidas.

Limites de Cada Operação

Os limite de valores que podem ser transferidos também são diferentes entre uma operação e outra. No caso do DOC, tipo de transferência mais antigo, não existe um valor mínimo necessário para que seja realizada a transferência, entretanto o limite máximo de movimentação por esse canal é de R$ 4.999,99.

Em contrapartida, o TED, criado em 2002, não tem limite máximo ou mínimo para a transação. A movimentação de recursos por meio de uma transferência eletrônica, portanto, pode ser realizada independente do valor envolvido na operação. Não importando se as contas são do mesmo banco, ou não.

Limite de DOC e TED

Limite de DOC e TED

Vale destacar que os limites citados aqui são genéricos, os bancos e outras instituições financeiras podem optar por trabalhar com limites personalizados ou estipular seus próprios parâmetros. Por esse motivo é mais interessante buscar um dos canais de atendimento ao cliente e solicitar as informações referentes ao seu contrato.

Qual dos dois escolher?

Agora que você já sabe a diferença e os limites de cada operação, precisa apenas optar por aquela que melhor irá atender sua necessidade nesse momento. Com a diminuição do limite da TED, ela começou a ser mais procurada, por ser mais rápida. Então, se você deseja urgência na transação, esta é a melhor opção.

Mas se você precisa fazer uma transferência sem urgência na liberação do dinheiro e não tiver acesso ao TED gratuito, por exemplo, fazer um DOC pode se tornar mais interessante. Porém, o dinheiro só será depositado na conta de destino no próximo dia útil após a realização da transferência.

Por isso é importante levar em conta, também, o pacote de serviços contratados. Certifique-se com seu banco se não há cobrança de taxas nessas transações, após um limite de transferências previsto em contrato e, se houver, quanto custa cada operação. Ficou com alguma dúvida? Deixa aqui nos comentários e teremos o maior prazer em te ajudar a realizar a melhor escolha possível.


RSS por email

Deixe sua opinião “Quais são os Limites de DOC e TED?

Regras para comentar

Os comentários são moderados e não serão aceitos ou respondidos sem cumprir as regras abaixo:

  1. Leia o artigo e os comentários para saber se sua questão já não foi respondida.
  2. Não respondemos por nenhuma empresa, sendo assim, não enviamos propostas ou damos suporte.
  3. Não faça propaganda.
  4. Comentários mal escritos, com erros e deselegantes, não serão aceitos.
  5. Não divulgue seus dados pessoais, como documentos, telefone, endereço etc, pois eles estarão vulneráveis.